Lentes usadas no Halloween podem ser prejudiciais para a saúde

Imagem da notícia: Lentes usadas no Halloween podem ser prejudiciais para a saúde

O Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas alerta para o risco de utilizar lentes de contacto cosméticas fora de um estabelecimento dedicado à óptica.

Em causa estão problemas sanitários, visto que há estabelecimentos não creditados que vendem lentes de contacto prejudiciais para a saúde pública já que podem levar à doença do olho seco, conjuntivite, inflamação da córnea e infeções oculares.

Juan Carlos Martínez Moral, presidente do Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas, alerta que “as lentes de contacto não são um simples acessório de moda e só um técnico especializado em óptica/oftalmologia é que pode determinar se os pacientes as podem usar sem problemas”.

Estas lentes de adereço são adquiridas ilegalmente em bazares, lojas de cosmética ou por encomendas feitas pela internet, no entanto o risco de as usar revela-se elevado para o utilizador mais desatento.

Desta forma, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional dedicado ao assunto.

31 Outubro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade