Vendas na Óptica tendem a baixar

Imagem da notícia: Vendas na Óptica tendem a baixar

No dia 9 de outubro, a Informa D&B divulgou um estudo intitulado Distribuição de Óptica, que revela que entre 2008 e 2012 ocorreu uma redução de quase 12% das vendas a retalho no setor da óptica.

O principal “culpado”, segundo o estudo, é a atual crise económica, mas a saturação de pontos de venda em alguns centros urbanos também tem a sua quota parte.

O mercado da óptica tem vindo a concentrar-se cada vez mais de forma a ganhar “mais solidez financeira” e “ajustar os preços dos seus produtos”.

A situação agrava-se com a contração do consumo e a forte concorrência.

A faturação agregada das 20 maiores cadeias de óptica chegou aos 360 milhões de euros em 2012, o que correspondeu a 94% da faturação do mercado total.

O número de ópticas tem vindo a descer desde 2008, tendo vindo a acentuar-se ao longo dos anos.

Assim, alguns grupos de óptica têm já integrado ópticas independentes como associadas ou através de contractos de ‘franchising’.

 

 

14 Outubro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade