Vendas na Óptica tendem a baixar

No dia 9 de outubro, a Informa D&B divulgou um estudo intitulado Distribuição de Óptica, que revela que entre 2008 e 2012 ocorreu uma redução de quase 12% das vendas a retalho no setor da óptica.
O principal “culpado”, segundo o estudo, é a atual crise económica, mas a saturação de pontos de venda em alguns centros urbanos também tem a sua quota parte.
O mercado da óptica tem vindo a concentrar-se cada vez mais de forma a ganhar “mais solidez financeira” e “ajustar os preços dos seus produtos”.
A situação agrava-se com a contração do consumo e a forte concorrência.
A faturação agregada das 20 maiores cadeias de óptica chegou aos 360 milhões de euros em 2012, o que correspondeu a 94% da faturação do mercado total.
O número de ópticas tem vindo a descer desde 2008, tendo vindo a acentuar-se ao longo dos anos.
Assim, alguns grupos de óptica têm já integrado ópticas independentes como associadas ou através de contractos de ‘franchising’.
14 Outubro 2013
Atualidade