Segredos da cor dos olhos e da pele descobertos por cientistas portugueses

Imagem da notícia: Segredos da cor dos olhos e da pele descobertos por cientistas portugueses

Novos genes que explicam a variação da cor da pele e dos olhos nas populações africanas e europeias foram descobertos por uma equipa internacional liderada por cientistas portugueses.

Os cientistas estudaram a variação da pigmentação em 699 pessoas de Cabo Verde e analisaram cerca de um milhão de marcadores moleculares por cada pessoa estudada.

Os investigadores garantem que os resultados do estudo representam “um excecional avanço na compreensão do determinismo genético da cor da pele e da cor dos olhos, talvez as mais relevantes características fenotípicas da espécie humana”.

As características fenotípicas são as características observáveis de uma população, como a sua morfologia, desenvolvimento, propriedades fisiológicas ou bioquímicas e comportamento. Elas resultam da expressão dos genes do nosso organismo, da influência de fatores ambientais e da relação entre ambos.

Esta descoberta desfaz as relações históricas ou temporais existentes entre a cor dos olhos e a cor da pele e concentra a investigação nas relações biológicas e químicas. Uma dessas relações históricas, muito popular entre a opinião pública, é a que associa os olhos azuis às populações de pele clara do norte da Europa, no entanto em Cabo Verde há pessoas de pele escura com olhos azuis.

A explicação dos cientistas para este aparente paradoxo é que as populações ancestrais do norte da Europa tinham os olhos escuros quando a sua pele já era branca, havendo mais tarde uma mutação genética no regulador da íris surgida por acaso, que gerou olhos de cor azul.

3 Maio 2013
Atualidade

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Inscrições abertas para o CIOCV 2026

Já se encontram abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV 2026), que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio, no Espaço Vita, em Braga.

Ler mais 24 Abril 2026
AtualidadeEventos

Visionix entra numa nova fase com integração na Revenio

A Visionix prepara-se para entrar numa nova etapa da sua história após a aquisição pelo grupo finlandês Revenio. A operação, anunciada em abril de 2026, deverá ficar concluída até ao final do segundo trimestre do ano e marca um ponto de viragem no posicionamento internacional da empresa.

Ler mais 22 Abril 2026
Atualidade

Óculos Para Todos inaugura loja em Viseu

A Óculos Para Todos prepara-se para reforçar a sua presença no mercado nacional com a abertura de uma nova loja na cidade de Viseu, marcada para os dias 17 e 18 de abril de 2026.

Ler mais 17 Abril 2026
Atualidade