Semana Mundial de Glaucoma assinala-se de 10 a 16 de março

Imagem da notícia: Semana Mundial de Glaucoma assinala-se de 10 a 16 de março

O glaucoma afeta mais de 100 mil portugueses e é uma das principais consequências para a perda de visão no país. Os indicadores apontam para o agravamento destes números com o envelhecimento da população e devido ao diagnóstico que persiste em ser tardio. Nos países desenvolvidos, a “doença que cega silenciosamente” por falta de sintomas ou sinais de alerta, consegue passar despercebida em 50 por cento dos casos nas fases iniciais. A Semana Mundial do Glaucoma assinala-se de 10 a 16 de março.

Segundo a oftalmologista Maria da Luz Freitas, e coordenadora do Grupo Português do Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, “como se trata de uma doença silenciosa que, com exceção do glaucoma agudo de ângulo fechado, não dá sintomas nem sinais é fundamental a sensibilização da população para esta doença. As visitas de rotina ao oftalmologista contribuirão para que o diagnóstico e o tratamento sejam, cada vez, mais precoces e o número de cegos diminua, contrariando o seu aumento”.

O presidente da SPO, Paulo Torres, defende a necessidade imperativa do diagnóstico precoce, “a fim de prevenir uma perda definitiva da visão” e apela aos portugueses para que “visitem o oftalmologista com regularidade, para que o glaucoma mas também outros problemas possam ser detetados prematuramente. Quem sofre de glaucoma lembro que só o cumprimento rigoroso das recomendações do médico assistente pode travar a progressão da doença”.

A Semana Mundial do Glaucoma assinala-se esta semana e o Grupo Português de Glaucoma da SPO vai promover uma reunião científica, para debater o diagnóstico e seguimento da doença, nos dias 15 e 16 de março, no Hotel Vidago Palace.

 

12 Março 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na ÓpticaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na ÓpticaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade