Cegos poderão recuperar a visão

Imagem da notícia: Cegos poderão recuperar a visão

Chama-se Alpha IMS e é o novo implante ocular que traz esperança aos invisuais. Desenvolvido na Alemanha, este implante conseguiu restaurar a visão de vários pacientes cegos com retinite pigmentosa.

Este sistema consiste num micro-chip eletrónico sem fios com 3 x 3 milímetros e com uma resolução de 1.500 pixéis. Quando implantado sob a retina, este dispositivo estimula o nervo ótico.

O Alpha IMS caracteriza-se por ter uma resolução superior à dos seus antecessores e por ser implantado diretamente sob a retina, possibilitando que esta parte do olho processe as informações recebidas antes de as enviar ao córtex visual.

Em comunicado, a Retina Implant AG informa que o seu mais recente ensaio clínico em humanos, o segundo realizado pela companhia desde 2005, envolveu nove pacientes alemães com retinite pigmentosa (doença hereditária que causa a degeneração da retina e consequente cegueira) que receberam um destes micro-chips.

Durante este período dos três aos nove meses de observação, a visão funcional da maioria dos voluntários foi recuperada e dois dos participantes no ensaio conseguiram mesmo ver com uma resolução superior à alcançada pelos pacientes dos primeiros testes clínicos com o dispositivo.

São resultados que o coordenador da investigação, Eberhart Zrenner, que excedem as expetativas e que encorajam a equipa na busca de mais e melhores resultados neste âmbito.

 

11 Março 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas