Identificados 24 novos genes responsáveis pela miopia

Imagem da notícia: Identificados 24 novos genes responsáveis pela miopia

Uma pesquisa liderada pelo Kings College, de Londres, identificou 24 novos genes responsáveis pela miopia.

Dados genéticos e erros refrativos de mais de 45 mil indivíduos, provenientes de 32 estudos distintos, foram analisados por investigadores europeus, asiáticos, australianos e estadunidenses em colaboração com o Consórcio para a Refração e a Miopia (Crema).

O estudo mostrou uma percentagem de incidência de miopia entre europeus de 33 por cento e de 80 por cento entre os asiáticos. No entanto, os genes não apresentaram diferenças significativas.

Os novos genes descobertos afetam os que funcionam no cérebro e a sinalização do tecido ocular, bem como a estrutura do olho e o seu desenvolvimento. Assim, o risco de miopia para os portadores dos genes é 10 vezes maior.

O estudo, publicado pela revista Nature e citado pelo ‘site’ Europapress, poderá vir a proporcionar melhores tratamentos e novas formas de prevenir a doença em todo o mundo. É, pelo menos, essa a expetativa dos investigadores.

1 Março 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade