Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

Imagem da notícia: Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

As doenças sistémicas e os respetivos tratamentos podem influenciar a qualidade da visão e até mesmo deteriorar a saúde ocular.

O alerta, proferido no Dia Mundial da Visão, é da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e da Ordem dos Médicos. “É o caso da diabetes e outras doenças endócrinas, a hipertensão, doenças neurológicas, reumatológicas e dermatológicas, infeções, entre outras”, exemplifica a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Manuela Carmona, citada pelo jornal “As Beiras”.

Medicamentos para as patologias reumáticas, psicotrópicos, ansiolíticos, corticoides e antiarrítmicos são alguns dos exemplos apontados pela especialista, que podem revelar sintomas como “a visão turva, o olho seco, olho vermelho, a dificuldade em focar e alteração da visão cromática”.

30 Outubro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

Opti 2022 adiada para maio

A crescente taxa de infeções e as novas medidas decretadas por vários governos, levaram a organização a adiar o evento para 13 a 15 de maio de 2022, em Munique.

Ler mais 30 Novembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos

UPOOP anuncia formação para 2022

A sessão prática em Neuro Optometria é o primeiro curso a ser anunciado para o próximo ano, do programa de Formação Contínua em Optometria (FCO).

Ler mais 29 Novembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão