Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

Imagem da notícia: Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

As doenças sistémicas e os respetivos tratamentos podem influenciar a qualidade da visão e até mesmo deteriorar a saúde ocular.

O alerta, proferido no Dia Mundial da Visão, é da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e da Ordem dos Médicos. “É o caso da diabetes e outras doenças endócrinas, a hipertensão, doenças neurológicas, reumatológicas e dermatológicas, infeções, entre outras”, exemplifica a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Manuela Carmona, citada pelo jornal “As Beiras”.

Medicamentos para as patologias reumáticas, psicotrópicos, ansiolíticos, corticoides e antiarrítmicos são alguns dos exemplos apontados pela especialista, que podem revelar sintomas como “a visão turva, o olho seco, olho vermelho, a dificuldade em focar e alteração da visão cromática”.

30 Outubro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Hoya DIA MUNDIAL DE LA VISION
PUBLICIDADE
MIDO

Notícias relacionadas

MIDO apresenta novo prémio para 2023

A MIDO, em colaboração com ANFAO e Certottica, concebeu um novo prémio para a edição 2023: o CSE Award (Certified Sustainable Eyewear), o prémio para óculos e estojos sustentáveis para avaliar a sustentabilidade no setor a nível internacional.

Ler mais 7 Dezembro 2022
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos

Optivisão recebe selo de “Marca Recomendada”

O grupo Optivisão recebe, pelo 3º ano consecutivo, o selo de “Marca Recomendada” na categoria de Saúde - Ópticas - Redes de Lojas, pela Consumers Trust. Esta é uma atribuição que resulta inteiramente da avaliação dos consumidores na plataforma.

Ler mais 6 Dezembro 2022
Atualidade