Escrever e desenhar com os olhos

Imagem da notícia: Escrever e desenhar com os olhos

Um investigador francês desenvolveu um sistema para escrever e desenhar num ecrã de computador utilizando apenas o movimento dos olhos, o que poderá permitir a deficientes profundos “recuperar a criatividade”.

De acordo com o jornal Público, Jean Lorenceau, do Centro de Investigação do Instituto do Cérebro e da Medula Óssea (ICME), em Paris, contou que trabalha com doentes com esclerose lateral amiotrófica que perderam a capacidade de usar os membros e a capacidade de deglutição.

Nestes casos, explicou o especialista em neurociências cognitivas, “a única coisa que mantêm é muitas vezes a mobilidade dos olhos”.

O sistema agora desenvolvido, que é apenas um protótipo ainda não comercializado, apresenta ao utilizador uma página em branco, na forma de um ecrã de computador, na qual a pessoa pode escrever com letra manuscrita, desenhar e assinar apenas com o movimento do olho.

Descrito na revista científica “Current Biology”, o sistema utiliza um dispositivo já conhecido que capta os movimentos dos olhos com uma câmara. Atualmente já existem dispositivos de escrita com os olhos que utilizam este aparelho, mas que só permitem selecionar letras ou palavras num ecrã.

 

31 Julho 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Faleceu António Câmara

No dia 22 de abril, o Oculista das Avenidas anunciou que o seu fundador, António Câmara, faleceu. Os nossos sentimentos para toda a família!

Ler mais 22 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da ÓpticaPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade