Daltónicos sentem dificuldade em ver “Jabulani Portuguesa”

Várias pessoas com daltonismo afirmaram que confundem a cor laranja da bola desenvolvida para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o relvado. Os daltónicos revelaram que não conseguem acompanhar os lances de bola nos jogos ao vivo e nas transmissões televisivas.

Contudo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, António Travassos, referiu que “os daltónicos conseguem ver perfeitamente a bola de futebol, mas com uma tonalidade cinzenta em vez de laranja”. Em declarações à Agência Lusa, o médico oftalmologista disse que “os daltónicos confundem o vermelho com o verde. É verdade que o laranja tem o comprimento de onda muito próximo do vermelho, podendo suscitar confusão. Porém, a bola fica com uma tonalidade cinzenta, capaz de ser vista parada e em movimento”, defendeu António Travassos.

A bola portuguesa inspirou-se na Jabulani desenvolvida para o Campeonato do Mundo 2010 e é, segundo os seus criadores, “perfeitamente redonda e a mais exacta da história do futebol”. Perante a polémica em torno da Jabulani, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional admitiu já que poderá alterar a cor da bola oficial do campeonato português, surgindo com cores mais claras em Novembro.

23 Julho 2010
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade