Daltónicos sentem dificuldade em ver “Jabulani Portuguesa”

Várias pessoas com daltonismo afirmaram que confundem a cor laranja da bola desenvolvida para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o relvado. Os daltónicos revelaram que não conseguem acompanhar os lances de bola nos jogos ao vivo e nas transmissões televisivas.

Contudo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, António Travassos, referiu que “os daltónicos conseguem ver perfeitamente a bola de futebol, mas com uma tonalidade cinzenta em vez de laranja”. Em declarações à Agência Lusa, o médico oftalmologista disse que “os daltónicos confundem o vermelho com o verde. É verdade que o laranja tem o comprimento de onda muito próximo do vermelho, podendo suscitar confusão. Porém, a bola fica com uma tonalidade cinzenta, capaz de ser vista parada e em movimento”, defendeu António Travassos.

A bola portuguesa inspirou-se na Jabulani desenvolvida para o Campeonato do Mundo 2010 e é, segundo os seus criadores, “perfeitamente redonda e a mais exacta da história do futebol”. Perante a polémica em torno da Jabulani, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional admitiu já que poderá alterar a cor da bola oficial do campeonato português, surgindo com cores mais claras em Novembro.

23 Julho 2010
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Luneau apresenta Briot Couture, a nova visualização 3D

A Luneau Technology apresenta a nova visualização 3D para profissionais de ótica, a Briot Couture. “Sendo o derradeiro sistema de biselagem em termos de precisão e fiabilidade, a Briot Couture permite aos profissionais de ótica exigentes ver os resultados do seu trabalho ainda antes de começarem”.

Ler mais 20 Setembro 2021
AtualidadeConteúdo patrocinadoEquipamentos e software

Brandsday Opticalia revelou as novas “tendências” eyewear do grupo ótico

A reunião com os seus associados foi o mote para a apresentação das novas coleções do universo Opticalia. 720 modelos estiveram em exposição, representativos de 13 marcas exclusivas da Opticália, num evento realizado esta quinta-feira (16 setembro) no edifício Indulgent, no Porto.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoGrupos de óticaÓculos