Ver através da língua

Imagem da notícia: Ver através da língua

O soldado britânico Craig Lundberg, que cegou após um ataque no Iraque, reaprendeu a ver com o BrainPort Vision, um aparelho que se coloca na boca e funciona à base de estímulos eléctricos.

Desenvolvida pela empresa norte-americana Wicab, a tecnologia traduz e transforma as informações captadas por óculos com uma câmara incorporada.

Os estímulos são sentidos pela língua graças a um cartão que se coloca na boca. Ao reconhecer que os impulsos não têm relação com o paladar, o cérebro reencaminha-os para o seu centro visual, onde são processados e reinterpretados, dando assim ao utilizador uma espécie de visão rudimentar.

O processo de adaptação revela-se rápido. Ao fim de poucos minutos, o utilizador fica com a noção do espaço e da direcção do movimento e, depois duma hora, consegue identificar e agarrar objectos que se encontrem a uma curta distância.

28 Abril 2010
Atualidade

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Visionários, queremos expressar-vos o nosso profundo AGRADECIMENTO”

Durante o mês passado, a Hoya enfrentou uma série de incidentes nos seus sistemas, que tiveram “sérios efeitos nos níveis de serviço a nível global”. Para a Hoya, esses desafios foram “abordados com determinação e firmeza, e acima de tudo com prontidão, para minimizar qualquer contratempo”.

Ler mais 15 Maio 2024
Atualidade

Shamir e Comité Olímpico de Portugal renovam parceria

A menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos – Paris 2024, a Shamir Optical confirma a continuidade da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP). A equipa de Portugal irá marcar presença nos jogos olímpicos com óculos Okiatto By Shamir.

Ler mais 3 Maio 2024
Atualidade

Inscreva-se para ganhar a lotaria de verão ØRGREEN

De 1 a 23 de junho mergulhe num verão escandinavo mágico com a Lotaria de Verão ØRGREEN. A marca oferece aos parceiros e às equipas das lojas a oportunidade de ganharem surpresas e viagens à Dinamarca todos os dias. O período de inscrição está a decorrer desde 25 de abril e prolonga-se até 24 de maio.

Ler mais 30 Abril 2024
Atualidade