Miopia cresce entre os mais jovens

Imagem da notícia: Miopia cresce entre os mais jovens

O número de portugueses com miopia é cada vez maior. Para além dos factores genéticos, o elevado número de horas dedicados ao computador, à televisão ou à leitura pode estimular este defeito que atinge a visão à distância.

Contudo, “o facto de hoje em dia as pessoas estarem mais atentas e tratarem-se atempadamente é outra das razões para este incremento nas estatísticas”, refere Florindo Esperancinha, presidente do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos.

Dados publicados por investigadores norte-americanos apontam para um crescimento do número de casos de miopia, afectando agora 41 por cento da população nos EUA.

Em Portugal, os dados concretos são inexistentes, mas os especialistas confirmam o aumento de míopes, em especial entre os mais jovens.

De acordo com Monteiro Grilo, director do serviço de oftalmologia do Hospital de Santa Maria, chegam às consultas muitas pessoas na faixa dos 20 anos.

Em contrapartida, Castanheira Dinis, director do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e professor de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, admite que metade da população tem problemas visuais. O especialista considera, portanto, “um pouco exagerado dizer que 41 por cento da população tenha miopia”.

22 Janeiro 2010
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas