“Temos a mesma paixão”

Imagem da notícia: “Temos a mesma paixão”

ÓpticaPro: Qual é a filosofia que está na base das criações Vanessa & Mehdi?
Mehdi Gaurat: Para a generalidade das pessoas, a nossa colecção ‘eyewear’ é bastante bizarra, não apenas pelo estilo do ‘design’, mas sobretudo pelo sistema incorporado nas armações, o exo’in. De facto, o conceito existente por detrás dos nossos óculos baseia-se essencialmente na articulação da armação com o rosto do usuário, tendo em conta todas as assimetrias faciais.

OP: Em que consiste exactamente este mecanismo de que fala?
MG: O exo’in assume-se como um sistema micrométrico totalmente inovador, integrado na armação dos óculos, que permite a inclinação das hastes à medida das necessidades individuais de cada pessoa, ajustando-se a todos os tipos de rosto.


OP: Parece-nos um conceito muito simples, porquê é que outras empresas nunca se lembraram de o aplicar?
MG: Todos os ‘designers’ gostam de trabalhar o desenho, os pormenores e as cores das suas criações. Neste sentido, “desprezam” um pouco a função primária dos óculos, descurando assim o conforto das hastes e a consequente qualidade da visão. Deste modo, ajustar os óculos torna-se fundamental, de forma a obter-se uma inclinação perfeita. Com a nossa tecnologia, conseguimos ajudar pessoas de todo o mundo, com os mais variadíssimos rostos, a encontrarem o melhor modelo. Estes óculos têm de facto um potencial fantástico.


OP: E para as pessoas que têm astigmatismo…
MG: Nestes casos, é extremamente importante ajustar os óculos para se conseguir uma horizontalidade perfeita. Se a inclinação do olhar não é boa, por causa de orelhas muito longas, por exemplo, a visão nunca poderá ser a correcta. Hoje em dia, existem grandes fabricantes de lentes, com produtos altamente inovadores, mas que negligenciam a importância das hastes, imprescindíveis ao bem-estar do usuário. Graças ao nosso sistema podemos adaptar as lentes mais bonitas a um produto confortável.


OP: Então, para Vanessa e Mehdi os óculos perfeitos não se baseiam apenas na beleza, têm que ser funcionais…
Vanessa Di Giovanni: Sabemos que todas as pessoas gostam de óculos com um ‘design’ excepcional e, ao mesmo tempo, útil e confortável. A precisão do ajustamento micrométrico do nosso sistema optimiza o conforto das armações e a qualidade da visão dos usuários, proporcionando ainda um ‘look’ único com traços excepcionais. Seguindo esta linha de pensamento, os óculos de Alain Mikli são perfeitos.


OP: Pertencem à equipa de Alain Mikli desde 2003. Sentem-se próximos da filosofia deste ‘designer’?
VG: Absolutamente, temos a mesma paixão e o mesmo espírito. Alain Mikli é a nossa marca de eleição, já que nos identificamos completamente com a sua forma de trabalhar e as suas criações surpreendentes. Além disso, Alain Mikli não impõe limites à nossa criatividade e incentiva-nos a manter as nossas próprias ideias.


OP: Pensam ficar sempre associados à marca Alain Mikli ou pretendem seguir outro caminho?
VG: Gostaríamos de continuar no mesmo universo da Alain Mikli, até porque não temos exactamente o mesmo público-alvo. Contudo, nem sequer imaginamos concorrer com os produtos deste grande génio. O objectivo passa por realizar um trabalho conjunto e complementar.

27 Novembro 2009
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“A Prooptica atua de olhos postos no futuro”

Numa altura em que a Prooptica comemora 28 anos de existência Luís Justino, administrador da empresa, desvenda em entrevista os segredos do sucesso, as dificuldades vividas e as oportunidades que a pandemia de Covid-19 trouxeram. Para o futuro, o administrador imagina uma empresa fascinada pela internacionalização e pelo desenvolvimento sustentado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir a satisfação plena de todos os parceiros.

Ler mais 3 Setembro 2021
Entrevistas

“Os óculos são objetos que qualificam as pessoas”

Uma das pessoas mais reconhecidas no mundo da ótica, especialmente quando falamos do conceito de óculos modernos, falou em exclusivo para Portugal à ÓpticaPro. Contador de histórias, Paolo Seminara respira paixão por uma profissão onde “o tempo voa”.

Ler mais 10 Agosto 2021
AtualidadeEntrevistasÓculos