“Temos a mesma paixão”

Imagem da notícia: “Temos a mesma paixão”

ÓpticaPro: Qual é a filosofia que está na base das criações Vanessa & Mehdi?
Mehdi Gaurat: Para a generalidade das pessoas, a nossa colecção ‘eyewear’ é bastante bizarra, não apenas pelo estilo do ‘design’, mas sobretudo pelo sistema incorporado nas armações, o exo’in. De facto, o conceito existente por detrás dos nossos óculos baseia-se essencialmente na articulação da armação com o rosto do usuário, tendo em conta todas as assimetrias faciais.

OP: Em que consiste exactamente este mecanismo de que fala?
MG: O exo’in assume-se como um sistema micrométrico totalmente inovador, integrado na armação dos óculos, que permite a inclinação das hastes à medida das necessidades individuais de cada pessoa, ajustando-se a todos os tipos de rosto.


OP: Parece-nos um conceito muito simples, porquê é que outras empresas nunca se lembraram de o aplicar?
MG: Todos os ‘designers’ gostam de trabalhar o desenho, os pormenores e as cores das suas criações. Neste sentido, “desprezam” um pouco a função primária dos óculos, descurando assim o conforto das hastes e a consequente qualidade da visão. Deste modo, ajustar os óculos torna-se fundamental, de forma a obter-se uma inclinação perfeita. Com a nossa tecnologia, conseguimos ajudar pessoas de todo o mundo, com os mais variadíssimos rostos, a encontrarem o melhor modelo. Estes óculos têm de facto um potencial fantástico.


OP: E para as pessoas que têm astigmatismo…
MG: Nestes casos, é extremamente importante ajustar os óculos para se conseguir uma horizontalidade perfeita. Se a inclinação do olhar não é boa, por causa de orelhas muito longas, por exemplo, a visão nunca poderá ser a correcta. Hoje em dia, existem grandes fabricantes de lentes, com produtos altamente inovadores, mas que negligenciam a importância das hastes, imprescindíveis ao bem-estar do usuário. Graças ao nosso sistema podemos adaptar as lentes mais bonitas a um produto confortável.


OP: Então, para Vanessa e Mehdi os óculos perfeitos não se baseiam apenas na beleza, têm que ser funcionais…
Vanessa Di Giovanni: Sabemos que todas as pessoas gostam de óculos com um ‘design’ excepcional e, ao mesmo tempo, útil e confortável. A precisão do ajustamento micrométrico do nosso sistema optimiza o conforto das armações e a qualidade da visão dos usuários, proporcionando ainda um ‘look’ único com traços excepcionais. Seguindo esta linha de pensamento, os óculos de Alain Mikli são perfeitos.


OP: Pertencem à equipa de Alain Mikli desde 2003. Sentem-se próximos da filosofia deste ‘designer’?
VG: Absolutamente, temos a mesma paixão e o mesmo espírito. Alain Mikli é a nossa marca de eleição, já que nos identificamos completamente com a sua forma de trabalhar e as suas criações surpreendentes. Além disso, Alain Mikli não impõe limites à nossa criatividade e incentiva-nos a manter as nossas próprias ideias.


OP: Pensam ficar sempre associados à marca Alain Mikli ou pretendem seguir outro caminho?
VG: Gostaríamos de continuar no mesmo universo da Alain Mikli, até porque não temos exactamente o mesmo público-alvo. Contudo, nem sequer imaginamos concorrer com os produtos deste grande génio. O objectivo passa por realizar um trabalho conjunto e complementar.

27 Novembro 2009
Entrevistas

PUBLICIDADE
OPTI
PUBLICIDADE
MIDO
PUBLICIDADE
Bausch

Notícias relacionadas

“Desejamos uma união real entre os óticos”

Os irmãos Marcos e Pedro Santos abriram-nos as portas da sua ótica e do seu coração. Com a morte prematura do pai, um dos fundadores da Óptica Central de Leiria, tiveram que arregaçar as mangas e crescer “à força”, a todos os níveis. Passaram-se 20 anos desde essa fatalidade e, hoje, são proprietários de um espaço premium no Centro Comercial Maringa, na cidade leiriense, um percurso que os deixa muito orgulhosos.

Ler mais 15 Novembro 2023
Entrevistas

“Somos uma ótica de família para famílias”

Há 10 anos, registámos as “bodas de ouro” do Fernandes Oculista e hoje, na celebração de mais uma década de vida da ótica mais antiga da cidade de Coimbra, fomos ao encontro de Hermínio Carvalho. O atual responsável pelo espaço, fundado por Jaime Fernandes em agosto de 1963, deseja que a empresa continue a evoluir sem perder o rumo dos últimos 60 anos, mantendo-se como uma referência em saúde visual.

Ler mais 17 Outubro 2023
Entrevistas