“Temos a mesma paixão”

Imagem da notícia: “Temos a mesma paixão”

ÓpticaPro: Qual é a filosofia que está na base das criações Vanessa & Mehdi?
Mehdi Gaurat: Para a generalidade das pessoas, a nossa colecção ‘eyewear’ é bastante bizarra, não apenas pelo estilo do ‘design’, mas sobretudo pelo sistema incorporado nas armações, o exo’in. De facto, o conceito existente por detrás dos nossos óculos baseia-se essencialmente na articulação da armação com o rosto do usuário, tendo em conta todas as assimetrias faciais.

OP: Em que consiste exactamente este mecanismo de que fala?
MG: O exo’in assume-se como um sistema micrométrico totalmente inovador, integrado na armação dos óculos, que permite a inclinação das hastes à medida das necessidades individuais de cada pessoa, ajustando-se a todos os tipos de rosto.


OP: Parece-nos um conceito muito simples, porquê é que outras empresas nunca se lembraram de o aplicar?
MG: Todos os ‘designers’ gostam de trabalhar o desenho, os pormenores e as cores das suas criações. Neste sentido, “desprezam” um pouco a função primária dos óculos, descurando assim o conforto das hastes e a consequente qualidade da visão. Deste modo, ajustar os óculos torna-se fundamental, de forma a obter-se uma inclinação perfeita. Com a nossa tecnologia, conseguimos ajudar pessoas de todo o mundo, com os mais variadíssimos rostos, a encontrarem o melhor modelo. Estes óculos têm de facto um potencial fantástico.


OP: E para as pessoas que têm astigmatismo…
MG: Nestes casos, é extremamente importante ajustar os óculos para se conseguir uma horizontalidade perfeita. Se a inclinação do olhar não é boa, por causa de orelhas muito longas, por exemplo, a visão nunca poderá ser a correcta. Hoje em dia, existem grandes fabricantes de lentes, com produtos altamente inovadores, mas que negligenciam a importância das hastes, imprescindíveis ao bem-estar do usuário. Graças ao nosso sistema podemos adaptar as lentes mais bonitas a um produto confortável.


OP: Então, para Vanessa e Mehdi os óculos perfeitos não se baseiam apenas na beleza, têm que ser funcionais…
Vanessa Di Giovanni: Sabemos que todas as pessoas gostam de óculos com um ‘design’ excepcional e, ao mesmo tempo, útil e confortável. A precisão do ajustamento micrométrico do nosso sistema optimiza o conforto das armações e a qualidade da visão dos usuários, proporcionando ainda um ‘look’ único com traços excepcionais. Seguindo esta linha de pensamento, os óculos de Alain Mikli são perfeitos.


OP: Pertencem à equipa de Alain Mikli desde 2003. Sentem-se próximos da filosofia deste ‘designer’?
VG: Absolutamente, temos a mesma paixão e o mesmo espírito. Alain Mikli é a nossa marca de eleição, já que nos identificamos completamente com a sua forma de trabalhar e as suas criações surpreendentes. Além disso, Alain Mikli não impõe limites à nossa criatividade e incentiva-nos a manter as nossas próprias ideias.


OP: Pensam ficar sempre associados à marca Alain Mikli ou pretendem seguir outro caminho?
VG: Gostaríamos de continuar no mesmo universo da Alain Mikli, até porque não temos exactamente o mesmo público-alvo. Contudo, nem sequer imaginamos concorrer com os produtos deste grande génio. O objectivo passa por realizar um trabalho conjunto e complementar.

27 Novembro 2009
Entrevistas

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Procuramos estar na vanguarda da evolução”

José e Abel Costa abriram-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Pai e filho falaram com a ÓpticaPro sobre o negócio familiar, sobre as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro, destacando a aquisição de um novo equipamento da Essilor.

Ler mais 4 Abril 2024
Entrevistas

“Projetamos neste espaço toda a nossa ambição”

Muito mais do que o lugar de trabalho, partilhamos um conceito de vida empresarial alinhado com a diversidade, equidade, inclusão (DEI) e economia circular. Rui Motty, CEO da empresa, falou com a ÓpticaPro em exclusivo para “mostrar ao mundo a visão de 360º” da Optocentro 2050.

Ler mais 21 Março 2024
Entrevistas