Universidade de Coimbra cria tecnologia de rastreio ocular em diabéticos

Imagem da notícia: Universidade de Coimbra cria tecnologia de rastreio ocular em diabéticos

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma tecnologia, baseada no processamento de imagens oftalmológicas, que permite identificar de forma automática lesões na retina em pacientes diabéticos.

Segundo a revista Sábado, este é o resultado de quatro anos de parceria com a empresa Retmarker, spin-off do Grupo Critical, que, em 2013, desafiou a UC a encontrar uma forma mais eficiente de deteção de lesões na retina.

Atualmente, só existem imagens de baixa qualidade obtidas dos Rastreios de Retinopatia Diabética. Mais informações aqui.

22 Março 2017
Visão

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Óculos com IA prometem autonomia a pessoas cegas

Desenvolvidos pela startup romena .lumen, estes óculos inteligentes combinam sensores, câmaras e feedback háptico para orientar pessoas cegas de forma independente e segura no seu dia a dia, oferecendo uma nova visão de mobilidade para quem vive com deficiência visual.

Ler mais 15 Janeiro 2026
Visão