Consumo eyewear em Espanha: o panorama do setor

Imagem da notícia: Consumo eyewear em Espanha: o panorama do setor

Tal como em 2023, o fim das restrições relacionadas com a Covid-19 no país fez com que os consumidores espanhóis retomassem estilos de vida fora de casa, regressando mais plenamente às atividades sociais e de lazer (incluindo viagens e férias), ao trabalho e à prática desportiva.

Segundo o estudo, previa-se que os óculos de sol e as lentes de contacto continuassem a registar um crescimento significativamente maior do volume de retalho, em comparação com os óculos, ao longo de 2024, uma vez que continuam a beneficiar mais do regresso aos estilos de vida ativos anteriores à pandemia.

No entanto, o desempenho do setor continua a ser afetado pelas pressões inflacionistas e por um quadro socioeconómico incerto, que obriga os consumidores a manterem-se sensíveis aos preços. Com o aumento dos preços dos bens de primeira necessidade e das taxas de juro (a maioria das famílias espanholas tem uma hipoteca), o rendimento disponível dos consumidores e o seu poder de compra continuam sob pressão. Este facto incentiva os consumidores a concentrarem-se na poupança ou, pelo menos, a ter despesas mais cautelosas.

Nesta perspetiva, muitos consumidores espanhóis continuam a adiar os exames oftalmológicos e a compra de produtos de ótica ou, pelo menos, a optar por opções mais económicas, incluindo as marcas de distribuidor. A abordagem economicista de muitos consumidores é também visível na reutilização de armações de óculos ou na durabilidade das lentes de contacto, prolongando assim os ciclos de substituição.

Pode ler mais sobre este artigo na revista ÓpticaPro 261.

6 Março 2025
Análise

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Consumo e Inovação: o que esperar em 2026?

Para além do lançamento de óculos, lentes, acessórios, maquinaria e matérias-primas, a Mido centra-se também na transmissão de informação e divulgação de tendências para expositores e visitantes. Uma das principais discussões, por exemplo, gira à volta das mudanças nos hábitos de consumo e dos mercados do futuro.

Ler mais 27 Maio 2025
Análise