Silmo Paris 2024 promete antecipar desafios do futuro

O centro de exposições Paris-Nord Villepinte vai acolher, uma vez mais, o salão internacional de ótica, uma feira que promete ser única e que contará com um espaço de 75 mil m² (pavilhões 6 e 7), oferecendo uma plataforma de topo para um olhar aprofundado sobre os últimos desenvolvimentos tecnológicos, inovações de produtos e tendências que estão a moldar o futuro da indústria ótica à escala global.
A feira deve também o seu sucesso às numerosas ferramentas de revisão e de análise, bem como aos espaços únicos de troca de ideias para melhor perspetivar o futuro da indústria ótica ocular, agrupados sob o lema Silmo Next. Este conceito explica a intenção da feira de estar na vanguarda dos desafios estéticos e tecnológicos, dum setor fortemente orientado para o futuro.
Dentro da feira, o espaço Futurology, instalado em diferentes áreas complementares, convida os visitantes a mergulharem no futuro da ótica, com perspetivas interessantes de 2025 até 2035. Inovações tecnológicas e experiências interativas mostram os diferentes caminhos futuros do setor que os visitantes podem descobrir numa série de bancos de ensaio. Ainda no espaço Futorology, o fórum de exposição Trends Exbibitoon, explora as características – imagens, formas, cores, materiais, estilos, ornamentos, épocas, que refletem as tendências, próximas ou longínquas, dos óculos de sol ou graduados. Este cenário é completado por uma edição da Trends by Silmo concebida como um verdadeiro manual de tendências.

Temas como o papel das tecnologias móveis e da Inteligência Artificial (IA) nos testes visuais tradicionais, nas medidas e no ajuste dos óculos e na produção e montagem locais; apresentação de start-ups, workshops interativos e exposição de produtos conectados; fusão do real e do virtual nas experiências imersivas e demonstrações de óculos inteligentes, podem ser apreciados neste espaço.
Outro dos momentos altos do evento é o Optical Design Contest (Concurso de Design Óptico), lançado em 2022, e o Silmo d’OR, que já vai na 30ª edição. O primeiro, supervisionado pelo designer Olivier Jault, incentiva os estudantes de design a repensar os óculos para além da sua função tradicional. O segundo, reúne um júri profissional que seleciona o talento excecional do setor. Todos os produtos nomeados e premiados serão expostos no Hall 7, “proporcionando uma mostra excecional das inovações e do talento do setor”, revela a organização.
Por fim, mas também muito apelativo, o Silmo Academy, simpósio científico de alto nível, destaca os progressos, as discussões e as reflexões que ocorrem no setor, atribuindo uma bolsa de 10 mil euros a um projeto de investigação no domínio da visão e das ciências óticas.

10 Setembro 2024
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