“Somos todos agentes ativos na prevenção e melhoria da visão”

Imagem da notícia: “Somos todos agentes ativos na prevenção e melhoria da visão”

No passado dia 28 de fevereiro, Madalena Lira e Jorge Jorge fizeram a apresentação do livro “Visão sem Segredos”, no Auditório de Ciências da Universidade do Minho (UMinho). A ÓpticaPro marcou presença e conversou com os autores que levantaram um pouco do véu deste livro: “A mensagem fundamental é que uma grande percentagem dos problemas de visão é evitável e até curável”, revelam. 

Como surgiu a ideia de criar o livro “Visão sem Segredos”? 

Todas as pessoas que trabalham na área da saúde visual se apercebem que existe uma grande desinformação sobre o funcionamento do sistema visual e que é frequente existirem ideias erradas sobre a visão. Hoje em dia, proliferam fontes de “informação” pouco credíveis que aumentam o ruído ao redor deste tema e levam, em muitos casos, a cometer erros. O facto de muitas pessoas durante e após a pandemia apresentarem um aumento de sintomatologia ocular e estarem surpreendidas com isso levou-nos a pensar que estaria na altura de ajudar a população a perceber como funciona o sistema visual e como podem cuidar dele. 

Que mensagem gostariam de deixar? 

A mensagem fundamental deste livro é que uma grande percentagem dos problemas de visão é evitável e até curável. Cumprindo algumas regras elementares pode-se também reduzir a sintomatologia proporcionando melhor qualidade de vida. Gostávamos de deixar a mensagem de que somos todos (profissionais, pais, professores e população em geral) agentes ativos na prevenção e melhoria da visão da população.

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 238.

20 Abril 2023
Atualidade

Notícias relacionadas

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade

ZEISS lança campanha global para promover a saúde visual

A ZEISS Vision Care acaba de lançar uma nova campanha de marca à escala global com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde visual e encorajar uma atitude mais proativa na prevenção e no cuidado com a visão ao longo da vida.

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade