Braga continua a afirmar-se como “palco” da optometria

Tivemos o privilégio de fazer parte, uma vez mais, do Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV), que aconteceu a 24 e 25 de maio no espaço Vita, em Braga. Um evento que juntou cerca de 500 pessoas em torno da optometria e das ciências da visão e que confirmou o seu “enorme sucesso”.
Na sessão de abertura, protagonizada pela comissão organizadora, percebemos que a história do Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV), promovido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) é vasta e tem-se vindo a afirmar cada vez mais como uma referência. Paulo Fernandes, presidente da comissão, afirmou que o “CIOCV é um dos eventos mais relevantes a nível nacional e europeu, que se tem vindo a afirmar há duas décadas, não só a nível de investigação, mas também a nível de prática clínica em optometria e ciências da visão”. O responsável aproveitou para agradecer aos colegas da comissão e aos patrocinadores, brincando com os presentes e referindo que são “um grupo maluco de docentes, que com um espírito incansável e de sacrifício tem mantido vivo o congresso há cerca de 22 anos” e que tem conseguido fazê-lo crescer e prosperar.
“Este congresso é muito importante nas ciências da visão e temos conseguido que seja de excelência, acessível e profundamente comprometido com as a área da saúde visual e que os temas vão de encontro ao que os estudantes e os profissionais precisam”, acrescentou o responsável.
Com um número importante de participantes, cerca de 500, e 24 expositores, este ano o congresso foi novamente um enorme sucesso. “Tivemos uma adesão sólida da comunidade académica e científica, com participação ativa tanto de profissionais como de estudantes e investigadores. A qualidade das apresentações e a diversidade dos temas abordados foram amplamente reconhecidas”, referiu a comissão organizadora.
Relativamente à participação internacional os responsáveis sublinham que foi também expressiva, com oradores e investigadores de renome oriundos de vários países, incluindo Espanha, Reino Unido, Suíça, Grécia e outros. Para além disso, registou-se um número significativo de trabalhos submetidos por autores internacionais, o que, de acordo com a comissão organizadora, “reforça o crescente reconhecimento do congresso CIOCV como uma plataforma científica relevante a nível europeu e internacional. Esta forte participação internacional enriqueceu não só a qualidade científica do programa, mas também fomentou o intercâmbio de experiências e futuras colaborações entre centros de investigação”.
Saiba mais sobre este evento numa das próximas edições da ÓpticaPro.


18 Junho 2025
Eventos e Formação