Lente Indiscreta: Rui Motty é o rosto do segundo episódio

Imagem da notícia: Lente Indiscreta: Rui Motty é o rosto do segundo episódio

Qual é a sua profissão? Dizia que era optometrista ou gestor?  

“É engraçado, porque ainda hoje, digo sempre que sou optometrista.” 

Ao longo da conversa, Rui Motty afirma que o conhecimento deve ser partilhado, pois só assim tem valor. Com uma visão apaixonada e de enorme responsabilidade, o responsável fala ainda sobre liderança, retenção de talentos, conquista de clientes num mercado competitivo, do impacto dos operadores low-cost, da resiliência e do compromisso com a sustentabilidade.

De onde é que vem essa paixão? É gestor, é professor, investigador, mas coloca sempre como profissão optometrista.  

“Não nasci com essa paixão. Nós ganhamos paixões ao longo da vida. E há, de facto, estímulos exteriores que desenvolvem em nós determinado tipo de paixões. A minha paixão, do ponto de vista mais de ambição, de estudos, era o jornalismo. Eu gostava de escrever, de comunicar, embora fosse e sou uma pessoa reservada, mas cedo percebi que a comunicação é, efetivamente, uma arma que, utilizada convenientemente, nos permite passar a mensagem que pretendemos. E acontece que eu ser optometrista foi um acaso e até uma determinada altura resisti a ser optometrista. Aliás, a comunicação social que tinha a ver mesmo com rádio e televisão, era, desde miúdo o meu sonho. Não sei se teria tido sucesso ou não, é um facto, mas trabalho teria de ter, com certeza, porque como optometrista tive e continuo a ter muito trabalho para manter o sucesso.

Pode ver e ouvir o segundo episódio de forma integral no Youtube e Spotify.
Pode ainda assistir aos bastidores do programa no Instagram.

O Podcast Lente Indiscreta tem como Sponsor a TOTAL – Lentes de Contacto e como Media Partner a Revista ÓpticaPro.

6 Junho 2025
Podcast

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

João Firmo: uma visão sobre o passado e o futuro da ótica

O 17º episódio do Podcast Lente Indiscreta recebeu João Firmo, uma das vozes mais influentes e esclarecidas do setor da ótica em Portugal. Com uma carreira que atravessa gigantes como a 3M e a Black & Decker, e um papel decisivo na expansão da MultiOpticas.

Ler mais 11 Dezembro 2025
Podcast

Sofia Borges: da ótica à paixão pela viticultura

A mais recente convidada do Podcast Lente Indiscreta é Sofia Borges, licenciada em Optometria e diplomada como Técnica de Óptica, ligada desde cedo ao negócio familiar A.J. Borges, uma das empresas mais antigas e respeitadas da ótica em Portugal.

Ler mais 19 Novembro 2025
Podcast