OMB Grupo Óptico no TOP 300

“Ao longo do tempo, o setor soube inovar e manter-se relevante, acompanhando as mudanças nas necessidades dos consumidores. Fatores como a mudança no estilo de vida, as alterações climáticas, o uso crescente de dispositivos digitais, o aumento alarmante da miopia e o envelhecimento da população criam oportunidades significativas para o desenvolvimento de soluções de correção e prevenção ocular. Estes fatores não só ampliam a procura por produtos óticos, mas também exigem maior atenção à saúde visual, estimulando a inovação tecnológica e o aprimoramento dos serviços oferecidos”, começa por referir Manuela Nogueira, diretora executiva do OMB Grupo Óptico.
Adiciona que “os próximos anos trarão desafios que exigirão uma adaptação constante às novas realidades do mercado. A crescente necessidade de incorporar conceitos de sustentabilidade, a integração da inteligência artificial (IA) nos processos e a busca por um posicionamento mais voltado para o luxo, impulsionado pela influência das redes sociais, exigem das empresas do setor uma visão estratégica mais abrangente e inovadora. Estes elementos são também catalisadores de novas parcerias e alianças estratégicas, essenciais para fortalecer a competitividade no mercado”.
Mas, “apesar dos desafios, sou otimista quanto ao futuro da ótica em Portugal. Estamos no limiar de uma transformação profunda, que, sem dúvida, marcará um ponto de viragem no setor. A capacidade de adaptação a essas mudanças será crucial para consolidar o mercado e garantir um crescimento sustentável e inovador”, conclui Manuela Nogueira.
12 Fevereiro 2025
Publicações