Optivisão no Top 300

Imagem da notícia: Optivisão no Top 300

“O mercado ótico em 2023 continuou a evoluir de forma positiva, destacando-se especialmente a crescente atenção ao segmento infantil, impulsionada pela forte aposta dos fornecedores de lentes no controlo da miopia. Este é, sem dúvida, o tema mais relevante no setor, pois está claro que, devido à utilização frequente de dispositivos digitais, é cada vez mais real que no futuro haverá um aumento significativo de casos de miopia nas crianças. Além disso, o setor continua robusto e com um enorme potencial de evolução, particularmente no que diz respeito à melhoria do serviço ao cliente. Estamos atualmente num cenário extremamente estimulante para todos os que fazem parte deste mercado”, começa por explicar Luís Gomes, Licence and Network Manager do Grupo Optivisão.

Afirma ainda que, na área do retalho, “enfrentamos dois grandes desafios: a gestão de margens e a gestão de recursos humanos. O aumento significativo dos custos com recursos humanos, devido à redução da oferta de profissionais qualificados, tem criado uma pressão crescente, agravada pelo aumento contínuo do número de óticas no mercado. Além disso, a necessidade de oferecer maiores descontos para permanecer competitivo e garantir parcerias fortes, exige uma gestão minuciosa das margens. Hoje, mais do que nunca, é essencial um controlo detalhado do negócio, otimizando constantemente as operações para continuar a oferecer um serviço de qualidade para todos os nossos clientes”.

Luís Gomes adiciona que “a saúde visual é um bem essencial que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, é imprescindível avançar para a regulamentação do retalho de ótica bem como da optometria em Portugal. Apenas assim conseguiremos criar um mercado mais justo, leal e transparente, sempre focado no melhor interesse do consumidor. É fundamental que todos no setor adotem práticas éticas, reforçando a confiança no nosso trabalho e posicionando a ótica como um pilar essencial nos cuidados primários de saúde visual de todos os portugueses”. 

30 Janeiro 2025
Publicações

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Moutinho Ópticas no TOP 300

Rui Rocha, gerente da Moutinho Ópticas, revela que um dos principais desafios é “a crescente pressão para oferecer preços competitivos, especialmente num mercado em que os consumidores se tornaram mais sensíveis ao custo dos produtos.

Ler mais 10 Fevereiro 2025
Publicações

Opticalia Portugal no TOP 300

António Alves, diretor geral da Opticalia Portugal, adianta que a empresa que dirige “mantém a sua rota e intenção de crescimento e de consolidação de todos os que integram a sua rede de lojas."

Ler mais 7 Fevereiro 2025
Publicações

Ergovisão no TOP 300

João Ângelo, responsável pelo departamento de Expansão e Franchising na Ergovisão, revela que, ao contrário de outras atividades, o setor ótico não consegue subir os preços de venda ao público, mas os fatores de produção têm crescido de forma constante, nomeadamente o trabalho, pelo que tem tido um impacto muito negativo na tesouraria e na rentabilidade das empresas".

Ler mais 5 Fevereiro 2025
Publicações