Conferência promovida pela AASO discute PRR

Imagem da notícia: Conferência promovida pela AASO discute PRR

“O PRR e o Plano de Ação da União Europeia para a Economia Circular”

Três vertentes dominaram esta sessão: Mecanismo de Recuperação e Resiliência, Orçamento Financeiro (e as diferentes áreas consideradas prioritárias) e o Programa Horizonte Europa. “Este instrumento de recuperação temporário pretende atenuar o impacto económico e social provocado pela pandemia e tornar os países da União Europeia mais resilientes e preparados para enfrentarem os novos desafios colocados pela transição ecológica e digital”, sublinhou Nuno Gama Pinto, Membro do Conselho Consultivo da AASO.

Espera-se que o novo plano possa ajudar a transformar o sistema energético da UE e a eliminar progressivamente a sua grande dependência dos combustíveis fósseis através de um conjunto de reformas financiadas pelo REPowerEU”, referiu Nuno Gama Pinto. Estima-se que para alcançar os objetivos climáticos e energéticos propostos no Pacto Ecológico Europeu para 2030 seja necessário um investimento anual suplementar de 260 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 1,5% do valor do PIB da UE”.

Portugal espera conseguir duplicar a participação nacional no programa Horizonte Europa. O Plano prevê atrair cerca de dois mil milhões de euros para atividades de investigação e inovação, pelos setores público e privado, incluindo PME, montante que compara com os cerca de mil e cem milhões de euros, entre 2014 e 2020, durante o programa Horizonte 2020.

16 Junho 2023
Atualidade

Notícias relacionadas

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade

ZEISS lança campanha global para promover a saúde visual

A ZEISS Vision Care acaba de lançar uma nova campanha de marca à escala global com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde visual e encorajar uma atitude mais proativa na prevenção e no cuidado com a visão ao longo da vida.

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade