OPTICLINIC investe em retinógrafos e OCTs de vanguarda

Imagem da notícia: OPTICLINIC investe em retinógrafos e OCTs de vanguarda

Consciente da importância da tecnologia no mercado ótico, a OPTICLINIC de Paulo Martins investiu na aquisição de retinógrafos não midriáticos de campo largo 200º Optomap Daytona e OCTs Triton Swept Source. Com estes equipamentos, e através de uma só consulta, será possível detetar mais facilmente patologias como degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), glaucoma, retinopatia diabética, entre outras.  

Quais as principais vantagens destes equipamentos? 

As vantagens são muitas em relação aos outros métodos de observação. A primeira é que, por vezes, encontramos pupilas muito pequenas mióticas e é difícil fazer a aquisição de uma fotografia do fundo do olho com qualidade. Com este equipamento é possível ter imagens de pupilas até 2 mm de diâmetro, o que é uma grande vantagem. Outra é porque quando há opacidades no cristalino, cataratas, também é muito difícil fazer uma aquisição com alguma qualidade, sendo que este o permite. Tem ainda uma outra mais-valia, relativamente aos outros métodos de análise: com um scan apenas consegue-se abranger um espectro dentro da retina à volta de 200 graus, o que representa 82% da área da retina, sendo que muitas patologias têm o seu aparecimento na periferia da retina, não só nas duas arcadas principais, onde está o nervo ótico e a mácula. 

Será então mais fácil detetar patologias em cada paciente e estabelecer tratamentos… 

Como cuidadores primários da visão, que foi sempre o nosso lema, o mais importante é fazer a triagem de qualquer achado (patologia) que possa estar presente. Detetando essa patologia, referenciar para cuidados médicos oftalmológicos ou outros mesmo ao nível da saúde sistémica. Como costumo parafrasear, “os seus olhos são a janela do seu corpo”. 

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 239.

24 Maio 2023
Entrevistas

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Procuramos estar na vanguarda da evolução”

José e Abel Costa abriram-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Pai e filho falaram com a ÓpticaPro sobre o negócio familiar, sobre as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro, destacando a aquisição de um novo equipamento da Essilor.

Ler mais 4 Abril 2024
Entrevistas

“Projetamos neste espaço toda a nossa ambição”

Muito mais do que o lugar de trabalho, partilhamos um conceito de vida empresarial alinhado com a diversidade, equidade, inclusão (DEI) e economia circular. Rui Motty, CEO da empresa, falou com a ÓpticaPro em exclusivo para “mostrar ao mundo a visão de 360º” da Optocentro 2050.

Ler mais 21 Março 2024
Entrevistas