O que perguntar aos utilizadores na hora de recomendar LC?

Imagem da notícia: O que perguntar aos utilizadores na hora de recomendar LC?
  • Cerca de 22% dos novos utilizadores de lentes de contacto (LC) abandonam o seu uso no primeiro ano1
  • 42% dos abandonos acontecem nos primeiros três meses2

As lentes de contacto podem proporcionar qualidade de vida aos seus utilizadores, mas uma recomendação inadequada, uma experiência inicial insatisfatória e a falta de acompanhamento podem levar ao abandono precoce da sua utilização. Por isso, os especialistas da Alcon, líder mundial em saúde ocular, sugerem algumas perguntas que podem ser colocadas aquando da recomendação de lentes de contacto, para que se selecione a melhor solução e evitar, assim, abandonos precoces:

  • Em que situações pretende ou gostava de usar as lentes de contacto?
  • Quantas horas por dia pretende utilizar lentes de contacto?
  • Com que periodicidade pretende utilizar as lentes de contacto?
  • Quais são as suas principais dúvidas acerca do proceso de colocar e retirar lentes de contacto?

Depois de sugeridas as lentes de contacto com base nas respostas a estas questões, é crucial o acompanhamento nos primeiros dias de utilização. Neste período, o utilizador deve já estar sensibilizado para o facto de ser normal haver um período inicial de aprendizagem e de adaptação à utilização, manipulação e ao processo de colocar e retirar as lentes de contacto.

No entanto, cabe também aos profissionais da visão avaliar a superfície ocular e a forma como a lente de contacto interage com a mesma, bem como questionar os utilizadores para avaliar as suas sensações subjetivas em termos de manuseamento, conforto e qualidade visual, para poder ajustar a adaptação.

Mantendo o acompanhamento necessário desde o primeiro dia, é possível identificar os obstáculos e adaptar-se à utilização de lentes de contacto, evitando o abandono precoce, que ocorre, segundo os utilizadores, sobretudo devido à sensação de má visão, ao desconforto e aos problemas de manipulação1.

Por isso a Alcon desenvolveu as lentes de contacto PRECISION1™, que podem proporcionar visão nítida3, conforto duradouro3 e fácil manipulação3. Além disso, a sua tecnologia SMARTSURFACETM oferece uma camada de hidratação ultrafina, permanente e de alto desempenho na superfície da lente de contacto4,5.

A sua utilização, aliadaa boas práticas de higiene como, por exemplo, lavar sempre as mãos antes da utilização, cumprir com as instruções de utilização e recomendações fornecidas pelo profisisonal da visão, assim como a realização de consultas de avaliação periódicas permitirá que os utilizadores tenham uma experiência positiva com as lentes de contacto e não abandonem a sua utilização.

Referências

  1. Sulley A, Young G, Hunt C, McCready S, Targett MT., Craven R. Retention rates in new contact lens wearers. Eye Contact Lens. 2018;44(Suppl1):S273-S282
  2. Vision Needs Monitor, 2018 EMEA (incl. Russia).
  3. CUMMINGS – Clinical Performance of a New Daily Disposable Spherical Contact Lens
  4. Precision1 (DDT2) PEaCE Survey (v1.0)
  5. SULLEY – Prospective evaluation of new CL wearer retention rates

As lentes de contacto PRECISION1TM são dispositivos médicos indicados para a correção visual. Para mais informações sobre indicações, advertências, precauções, contraindicações e efeitos adversos, leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. PUB. ©2022 Alcon Inc. Revisto em 11/2022. Alcon Portugal-Produtos e Equipamentos Oftalmológicos, Lda. NIPC.501 251 685. PT-PR1-2200069

5 Dezembro 2022
Conteúdo patrocinadoLentes

PUBLICIDADE
Registe-se na OPÓTICA - Oporto Optical Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

Alcon com novas lentes para a presbiopia

O desenho PRECISION PROFILETM das lentes de contacto TOTAL30 TM Multifocal demonstrou proporcionar “adaptações previsíveis, com 96% ou mais de sucesso na adaptação com duas lentes ou menos”. As lentes de contacto multifocais TOTAL30TM já estão disponíveis em Portugal.

Ler mais 19 Fevereiro 2024
Lentes

Como a ciência clínica se traduz na prática clínica

Um estudo da Coopervision, da autoria da Professora Debbie Jones - Centro de Investigação e Educação Ocular, Universidade de Waterloo, Waterloo, Ontário, Canadá e do Professor Nicola Logan - Escola de Optometria, Universidade de Aston, Birmingham, Reino Unido.

Ler mais 19 Dezembro 2023
Lentes