UDM procura afirmação em Portugal

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A marca italiana Unique Design Milan, fundada por dois amigos durante o período universitário, está em processo de internacionalização. Com a representação em Portugal a cargo de Mario Torre e Rui Lopez, a sua presença no mercado português está a crescer de forma sustentada, de acordo com a sua premissa de qualidade superior, produtos feitos exclusivamente à mão. A ÓpticaPro aproveitou a primeira visita dos dois criadores da UDM a Lisboa – Stefano Romanelli e Mattia Colleoni, para perceber os seus objetivos de expansão da marca.

ÓpticaPro: Com a UDM a crescer gradualmente no mercado português, Portugal recebe pela primeira vez os criadores da marca. Qual o objetivo desta visita?

Mario Torre: O Stefano e o Mattia criaram a marca em 2016 e vão falar sobre a génese e a filosofia da marca, onde se inspiraram, a sua história. Eu ocupo-me da parte internacional, estou a colaborar com eles como consultor. Quando começaram a ter um volume importante e consistente no mercado italiano, estavam prontos para dar o passo seguinte. Há um ano e meio começámos a procurar novos mercados, nomeadamente França, Espanha e Estados Unidos. Em Agosto/Setembro do ano passado contactei o Rui Lopez, com quem já tinha trabalhado e comecei a contactar agentes e distribuidores avaliando o seu interesse na UDM. A nossa presença está mais presente no norte de Portugal, mas esta é primeira visita que fazemos pela Europa desde o início da pandemia, por forma a apresentarmos as coleções UDM a várias óticas.

OP: Porquê visitar Portugal em primeiro lugar?

MT: Por várias razões. O Rui está a fazer um ótimo trabalho e interessava-nos conhecer pessoalmente alguns óticos. Queremos ir a Cascais onde há duas ou três óticos importantes. O nosso trabalho é fazer uma relação diplomática, dando continuidade ao trabalho do Rui Lopes, o nosso representante em Portugal.

OP: Qual o principal objetivo para este ano?

MT: Se continuar tranquilo, queremos ter 30 a 40 pontos de venda em Portugal; neste momento ainda são menos de 15, maioritariamente na zona norte e também em Lisboa. Nestes dias visitamos vários clientes e há uma parceria que se irá traduzir em breve.

Rui Lopez: Já estamos presentes em Lisboa, mas maioritariamente no norte, com possibilidade de parcerias no Algarve e no Alentejo. Estou a tentar cobrir o país todo o mais cedo possível, mas não é de todo fácil com uma marca pouco conhecida. Sendo necessário um input maior por parte dos clientes, é mais difícil.

OP: Como tem sido a recetividade das óticas à marca?

RL: Muitíssimo boa, pela qualidade extrema, havendo já situações de reposições, sintomático de que as coisas funcionam. Noto que as pessoas olham para as coleções com agrado, um produto diferente, uma coleção muito direcionada para a mulher, com umas cores muito diferenciadas do que já existe no mercado e nesse sentido as coisas estão a correr bastante bem. Derivado do mercado estar habituado a um certo consumo, hoje sinto que já não são tão resistentes face um produto novo.

Pode ler brevemente toda a entrevista na Revista ÓpticaPro.

21 Julho 2021
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