Covid-19: optometristas querem saber quando vão ser vacinados

Imagem da notícia: Covid-19: optometristas querem saber quando vão ser vacinados

Os optometristas estão sujeitos a uma exposição de risco elevado ao contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2 no exercício da sua atividade como profissionais de saúde, devido à proximidade com os utentes. Esta preocupação levou a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) a questionar o Ministério da Saúde sobre o prazo previsto para o processo de vacinação dos optometristas.

Em declarações à News Farma, Raúl de Sousa, presidente da APLO, revela que os cuidados que os optometristas prestam “são de elevadíssima proximidade do rosto dos utentes e das suas vias respiratórias. Acresce que o contágio através de aerossol não se limita à inalação ou contacto com as vias aéreas do recetor, mas há também referências científicas para o contágio através da superfície ocular”.

Até à data, a APLO aguarda informação sobre o momento para a vacinação dos optometristas e lamenta a falta de informação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Leia mais aqui.

13 Janeiro 2021
AtualidadeVisão

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes