Covid-19: DGS divulga Guia de Recomendações por Tema e Atividade

Imagem da notícia: Covid-19: DGS divulga Guia de Recomendações por Tema e Atividade

O Ministério da Saúde e a Direção-Geral de Saúde (DGS) publicaram o Guia de Recomendações por Tema e Atividade, com referência explícita à atividade do optometrista e ao comércio a retalho, onde se enquadra a ótica. As normas relativas à saúde e bem-estar, onde se inclui a optometria, surge na página 4. Já o comércio a retalho de bens essenciais – material ótico, vulgo oculista/óticas, está descrito na página 5.

Na sua página de facebook, a APLO destaca o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde da necessidade de esclarecimento específico, dada a especificidade da atividade do optometrista. “É relevante que os optometristas estejam conscientes da obrigação de obedecer às normas da DGS n.º 004 e 007, assim como orientações n.º 006, 012, 014 e 019. Também devem observar a informação n.º 009”, acrescentam.

No documento divulgado, pode ler-se que “as orientações e normas da DGS contemplam medidas recomendadas com base na melhor evidência técnica e científica que se possui à data de publicação das mesmas, sendo por isso fundamental o seu cumprimento para uma efetiva mitigação desta pandemia”.

Mais, “com a abertura dos estabelecimentos e serviços, as recomendações constantes nos documentos técnicos da DGS devem ser adotadas com os devidos ajustes à realidade local e particularidade de cada setor ou atividade, conjuntamente com o cumprimento da legislação em vigor”.

Consulte toda a informação aqui.

16 Junho 2020
AtualidadeVisão

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes