IBM e Bausch+Lomb criam aplicação de apoio à cirurgia de catarata

Imagem da notícia: IBM e Bausch+Lomb criam aplicação de apoio à cirurgia de catarata

A IBM está a desenvolver, em parceria com a Bausch + Lomb, uma aplicação de cálculos clínicos para a cirurgia de catarata. Numa fase inicial, a aplicação, disponível para dispositivos iOS, irá servir para integrar todos os dados de cálculos da própria cirurgia, dados do paciente e registos de intervenções anteriores, por forma a tornar a operação mais eficiente e dar-lhe uma garantia de sucesso maior. No futuro, a app vai incorporar capacidades cognitivas, para tomadas de decisão ainda mais assertivas.

A cirurgia de catarata é um procedimento cirúrgico comum que visa o tratamento da catarata ocular, substituindo o cristalino do olho por uma nova lente intra-ocular para restaurar a visão. Os métodos e técnicas diferem de paciente para paciente, embora a cirurgia seja a única forma de tratamento médico, mas cujo processo requer uma grande quantidade de cálculos que, atualmente, são feitos manualmente.

Ou seja, os dados do paciente e as medidas precisas do olho são fundamentais para a seleção da lente intra-ocular certa e planear corretamente o procedimento cirúrgico. A aplicação da IBM e da Bausch + Lomb está pensada de forma a eliminar os processos manuais utilizados para compilar os dados do paciente e ajudar os cirurgiões a aceder facilmente às informações de cada paciente através do iPhone e do iPad.

A aplicação permite ainda compilar resultados de biometria e preferências de estilo de vida, com o objetivo final de tornar a cirurgia mais eficaz e melhorar o atendimento ao paciente. Usando a app, os cirurgiões terão perfis de pacientes na ponta dos dedos, permitindo-lhes fornecer uma recomendação sobre a lente certa e o procedimento intra-ocular personalizado que se encaixe perante a necessidade de cada paciente.

 

30 Junho 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas