Facebook ajudará cegos a “verem” fotos

Imagem da notícia: Facebook ajudará cegos a “verem” fotos

Segundo o Diário Digital, cerca de 1,5 mil milhões de pessoas no mundo conectam-se através do Facebook, mas deficientes visuais podem encontrar dificuldades para aceder à plataforma. Pensando nisso, a rede social está a procurar meios para integrar os cegos na rede social através da sua equipa de acessibilidade.

“Hoje, as pessoas cegas ou visualmente debilitadas podem ouvir os feeds do Facebook a partir de leitores de tela, mas ainda não conseguem acompanhar as imagens da rede social. Matt King, primeiro engenheiro cego do Facebook, disse ao TechCrunch que é normal as pessoas comentarem as fotos ou dizerem algo sobre a publicação, sem explicarem exatamente o que ela é”.

A proposta do Facebook, segundo a mesma fonte, é o desenvolvimento de uma ferramenta de reconhecimento de objetos que utiliza inteligência artificial e vai ajudar os utilizadores cegos a pelo menos terem uma noção do que se trata uma determinada foto.

14 Outubro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade

ZEISS lança campanha global para promover a saúde visual

A ZEISS Vision Care acaba de lançar uma nova campanha de marca à escala global com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde visual e encorajar uma atitude mais proativa na prevenção e no cuidado com a visão ao longo da vida.

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade