“O meu primeiro trabalho foi na Óptica”

Imagem da notícia: “O meu primeiro trabalho foi na Óptica”

Joaquim Ribeiro começou a trabalhar com apenas nove anos. Depois de terminar o quarto ano de escolaridade, deixou a terra natal – Régua – e rumou ao Porto para conseguir um emprego e prosseguir os estudos à noite.

“O meu primeiro trabalho foi na Óptica, como moço de recados, fazia de tudo”. Joaquim Ribeiro entrou assim neste ramo de atividade e nunca mais quis sair.

Após um percurso de mais de 30 anos como técnico de óptica, decidiu montar o seu negócio na área do Grande Porto, juntamente com a sua família, dando origem ao que é hoje o Grupo Opticenter.

ÓpticaPro: A Opticenter é um negócio familiar. Como tudo começou?

Joaquim Ribeiro: Em 2002, decidimos abrir a primeira óptica na zona das Antas, no Porto. Na altura, a nossa loja chamava-se Centro Óptico das Antas. Quando decidimos abrir a segunda, não fazia sentido utilizarmos o mesmo nome, pois esta seria noutra cidade. Assim, decidimos criar a insígnia Opticenter, perspetivando a possibilidade de nos expandirmos a outras cidades, o que veio a acontecer.

Leia a entrevista na íntegra na próxima ÓpticaPro.

22 Setembro 2014
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas

Daniela Guerreiro: “O mercado da ótica mudou bastante”

Com uma recente remodelação, a Oculista Carioca, nos arredores de Sintra, está mais atrativa e funcional. Com “um serviço de qualidade, seriedade e profissionalismo”, Daniela Guerreiro, há 16 anos na empresa fundada pelo pai, reconhece que o mercado mudou bastante desde então.

Ler mais 20 Julho 2020
Entrevistas

“Iremos colocar em prática uma forte campanha de sensibilização”

Em meados de maio, a Associação Nacional dos Ópticos (ANO) apresentou os resultados do inquérito ao subsector de comércio a retalho de material ótico, pedido ao Centro de Estudos Aplicados (CEA) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o objetivo de analisar o impacto da pandemia Covid-19 nesta área. Falámos com Fernando Tomaz, presidente da direção da ANO, para conhecermos as principais conclusões do estudo e as medidas que se impõem.

Ler mais 26 Junho 2020
Entrevistas