“É urgente a regulamentação da Optometria”

Imagem da notícia: “É urgente a regulamentação da Optometria”

Helder Bértolo revela que “a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar”.

“Há cerca de três anos, por exemplo, conseguimos que fosse criada uma comissão no parlamento com deputados das comissões da Saúde, do Trabalho e Segurança Social, e da Educação. Estes deputados formaram uma comissão inter-comissões, apenas com o objetivo da regulamentação da Optometria. Tinham já um projeto concluído, mas entretanto veio a troika, caiu o governo e voltámos à estaca zero. Nesta legislatura, já existiram duas resoluções em plenário para a regulamentação, uma em fevereiro de 2012, que não levou a nada, e outra que foi aprovada em março de 2013 e que fez com que fossemos novamente ouvidos no parlamento e, também, pelo secretário de estado da Saúde. Não consigo perceber quais são, realmente, os verdadeiros problemas. Ou melhor, percebo mas não os entendo nem aceito. É óbvio que há interesses envolvidos e um histórico de conflitos entre algumas profissões… mas é algo que não se verifica na prática. Ou seja, hoje em dia, a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Os exemplos de trabalhos conjuntos com estes três profissionais são excelentes, com resultados melhores. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se, a defenderem pequenas capelas, em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar. Lá chegará o dia em que vamos conseguir, até porque a realidade europeia assim o exige! Estamos a falar de uma ciência que tem hoje licenciados, mestres e doutorados em Portugal. Já não estamos a falar propriamente de uma ciência oculta. Isto tem que ser desmistificado e estas pessoas têm que perceber de uma vez por todas o impacto da Optometria na qualidade de vida do público”.

Toda a entrevista na ÓpticaPro 135.

 

27 Agosto 2014
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas

Daniela Guerreiro: “O mercado da ótica mudou bastante”

Com uma recente remodelação, a Oculista Carioca, nos arredores de Sintra, está mais atrativa e funcional. Com “um serviço de qualidade, seriedade e profissionalismo”, Daniela Guerreiro, há 16 anos na empresa fundada pelo pai, reconhece que o mercado mudou bastante desde então.

Ler mais 20 Julho 2020
Entrevistas

“Iremos colocar em prática uma forte campanha de sensibilização”

Em meados de maio, a Associação Nacional dos Ópticos (ANO) apresentou os resultados do inquérito ao subsector de comércio a retalho de material ótico, pedido ao Centro de Estudos Aplicados (CEA) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o objetivo de analisar o impacto da pandemia Covid-19 nesta área. Falámos com Fernando Tomaz, presidente da direção da ANO, para conhecermos as principais conclusões do estudo e as medidas que se impõem.

Ler mais 26 Junho 2020
Entrevistas