“É urgente a regulamentação da Optometria”

Imagem da notícia: “É urgente a regulamentação da Optometria”

Helder Bértolo revela que “a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar”.

“Há cerca de três anos, por exemplo, conseguimos que fosse criada uma comissão no parlamento com deputados das comissões da Saúde, do Trabalho e Segurança Social, e da Educação. Estes deputados formaram uma comissão inter-comissões, apenas com o objetivo da regulamentação da Optometria. Tinham já um projeto concluído, mas entretanto veio a troika, caiu o governo e voltámos à estaca zero. Nesta legislatura, já existiram duas resoluções em plenário para a regulamentação, uma em fevereiro de 2012, que não levou a nada, e outra que foi aprovada em março de 2013 e que fez com que fossemos novamente ouvidos no parlamento e, também, pelo secretário de estado da Saúde. Não consigo perceber quais são, realmente, os verdadeiros problemas. Ou melhor, percebo mas não os entendo nem aceito. É óbvio que há interesses envolvidos e um histórico de conflitos entre algumas profissões… mas é algo que não se verifica na prática. Ou seja, hoje em dia, a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Os exemplos de trabalhos conjuntos com estes três profissionais são excelentes, com resultados melhores. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se, a defenderem pequenas capelas, em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar. Lá chegará o dia em que vamos conseguir, até porque a realidade europeia assim o exige! Estamos a falar de uma ciência que tem hoje licenciados, mestres e doutorados em Portugal. Já não estamos a falar propriamente de uma ciência oculta. Isto tem que ser desmistificado e estas pessoas têm que perceber de uma vez por todas o impacto da Optometria na qualidade de vida do público”.

Toda a entrevista na ÓpticaPro 135.

 

27 Agosto 2014
Entrevistas

PUBLICIDADE
OPTI
PUBLICIDADE
MIDO
PUBLICIDADE
Bausch

Notícias relacionadas

“Todos os nossos clientes adoram o novo espaço”

Os irmãos Marcos e Pedro Santos abriram-nos as portas da sua ótica e do seu coração. No rescaldo da remodelação total da ótica, contaram-nos o que pretendem para o futuro sem nunca esquecer o passado, e sempre com um objetivo em mente: defender a profissão e elevar o setor da ótica enquanto existirem. 

Ler mais 6 Dezembro 2023
Entrevistas

“Desejamos uma união real entre os óticos”

Os irmãos Marcos e Pedro Santos abriram-nos as portas da sua ótica e do seu coração. Com a morte prematura do pai, um dos fundadores da Óptica Central de Leiria, tiveram que arregaçar as mangas e crescer “à força”, a todos os níveis. Passaram-se 20 anos desde essa fatalidade e, hoje, são proprietários de um espaço premium no Centro Comercial Maringa, na cidade leiriense, um percurso que os deixa muito orgulhosos.

Ler mais 15 Novembro 2023
Entrevistas

“Somos uma ótica de família para famílias”

Há 10 anos, registámos as “bodas de ouro” do Fernandes Oculista e hoje, na celebração de mais uma década de vida da ótica mais antiga da cidade de Coimbra, fomos ao encontro de Hermínio Carvalho. O atual responsável pelo espaço, fundado por Jaime Fernandes em agosto de 1963, deseja que a empresa continue a evoluir sem perder o rumo dos últimos 60 anos, mantendo-se como uma referência em saúde visual.

Ler mais 17 Outubro 2023
Entrevistas