“É urgente a regulamentação da Optometria”

Imagem da notícia: “É urgente a regulamentação da Optometria”

Helder Bértolo revela que “a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar”.

“Há cerca de três anos, por exemplo, conseguimos que fosse criada uma comissão no parlamento com deputados das comissões da Saúde, do Trabalho e Segurança Social, e da Educação. Estes deputados formaram uma comissão inter-comissões, apenas com o objetivo da regulamentação da Optometria. Tinham já um projeto concluído, mas entretanto veio a troika, caiu o governo e voltámos à estaca zero. Nesta legislatura, já existiram duas resoluções em plenário para a regulamentação, uma em fevereiro de 2012, que não levou a nada, e outra que foi aprovada em março de 2013 e que fez com que fossemos novamente ouvidos no parlamento e, também, pelo secretário de estado da Saúde. Não consigo perceber quais são, realmente, os verdadeiros problemas. Ou melhor, percebo mas não os entendo nem aceito. É óbvio que há interesses envolvidos e um histórico de conflitos entre algumas profissões… mas é algo que não se verifica na prática. Ou seja, hoje em dia, a colaboração entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas é fantástica. Os exemplos de trabalhos conjuntos com estes três profissionais são excelentes, com resultados melhores. Não percebo porque é que as pessoas andam a guerrear-se, a defenderem pequenas capelas, em vez de se unirem e irem para a frente, colocando a saúde visual em primeiro lugar. Lá chegará o dia em que vamos conseguir, até porque a realidade europeia assim o exige! Estamos a falar de uma ciência que tem hoje licenciados, mestres e doutorados em Portugal. Já não estamos a falar propriamente de uma ciência oculta. Isto tem que ser desmistificado e estas pessoas têm que perceber de uma vez por todas o impacto da Optometria na qualidade de vida do público”.

Toda a entrevista na ÓpticaPro 135.

 

27 Agosto 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Nunca mais vamos voltar a trabalhar como antigamente”

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus. De uma coisa está certo: nada voltará a ser como antes.

Ler mais 20 Janeiro 2021
Entrevistas

Rui Motty em entrevista

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus.

Ler mais 21 Dezembro 2020
Entrevistas

“Acreditem na optoVision e no projeto da marca para Portugal”

Mário Pereira é o "rosto" da optoVision em Portugal, laboratório alemão de lentes oftálmicas que chegou em outubro ao nosso país. Numa entrevista intimista, o responsável pelo projeto falou-nos do seu percurso e da larga experiência que possui na área das lentes oftálmicas e, ainda, da marca que vai liderar em território nacional.

Ler mais 16 Novembro 2020
Entrevistas