Cuidado com as lentes de contacto estéticas

Imagem da notícia: Cuidado com as lentes de contacto estéticas

O Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas alerta para o uso de lentes de contacto cosméticas adquiridas de forma ilegal, visto que podem causar lesões graves.

Juan Carlos Martínez Moral, presidente desta instituição, recorda que as lentes de contacto são produtos de saúde que requerem uma adaptação individualizada prévia por parte de um óptico ou optometrista.

Na altura do Carnaval, há quem use lentes compradas na internet ou em lojas de cosmética para combinar com as vestimentas.

Inconscientes dos riscos destes produtos, que não têm controlo nem garantia de qualidade, visto que podem causar lesões na córnea e infeções oculares.

Os sintomas podem variar entre a secura ocular, ardor, reações alérgicas.

Em casos extremos, pode levar mesmo a deficiências e perda visual.

Por isso, é recomendado que antes de colocar lentes de contacto de qualquer tipo que siga à risca todas as normas para uma correta utilização, como também é necessário consultar um óptico ou optometrista.

3 Março 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade