Conseguida transmissão de informação entre cérebros de ratos

Imagem da notícia: Conseguida transmissão de informação entre cérebros de ratos

A revista Scientific Reports publicou recentemente uma experiência, noticiada pelo jornal Público, em que ficou demonstrada, pela primeira vez, “a transmissão direta e em tempo real de informação sensorial e motora entre pares de ratos cujos cérebros estavam interligados por fios elétricos”.

Explica a mesma fonte que um rato aprendeu a desempenhar uma tarefa motora e o outro não, mas, a seguir, o cérebro do primeiro “ensinou” o cérebro do segundo, via transmissão elétrica direta, a desempenhar essa mesma tarefa, sobre a qual nada sabia.

Na experiência, da responsabilidade de Miguel Nicolelis e outros colegas da Universidade de Duke, nos EUA, e de Edmond e Lily Safra, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Brasil, foi feito o implante de uma série de elétrodos no córtex motor e no córtex sensorial dos ratos, cujos cérebros ficaram ligados entre si por um feixe de finíssimos fios elétricos.

28 Maio 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

Essilor torna-se patrocinador do podcast Simply Flow 

A Essilor torna-se o patrocinador da nova temporada do podcast Simply Flow, apresentado pela comunicadora, Fátima Lopes. A segunda temporada do podcast estreia hoje, 6 de fevereiro, e vai contar com 6 episódios que poderão ser ouvidos na Rádio Renascença.

Ler mais 6 Fevereiro 2024
Atualidade

Revista do mês. Os mais lidos de janeiro

Ao virar do primeiro mês de 2024, destacamos as notícias mais procuradas pelos leitores na página online, com o conjunto de cinco artigos mais lidos em janeiro da ÓpticaPro.

Ler mais 1 Fevereiro 2024
Atualidade

APLO solicita regulamentação da profissão

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) pretende que o Governo regulamente a profissão e clarifique o decreto que alterou os estatutos da Ordem dos Médicos, dando aos médicos atos que diz serem também próprios dos optometristas.

Ler mais 24 Janeiro 2024
Atualidade