Conseguida transmissão de informação entre cérebros de ratos

Imagem da notícia: Conseguida transmissão de informação entre cérebros de ratos

A revista Scientific Reports publicou recentemente uma experiência, noticiada pelo jornal Público, em que ficou demonstrada, pela primeira vez, “a transmissão direta e em tempo real de informação sensorial e motora entre pares de ratos cujos cérebros estavam interligados por fios elétricos”.

Explica a mesma fonte que um rato aprendeu a desempenhar uma tarefa motora e o outro não, mas, a seguir, o cérebro do primeiro “ensinou” o cérebro do segundo, via transmissão elétrica direta, a desempenhar essa mesma tarefa, sobre a qual nada sabia.

Na experiência, da responsabilidade de Miguel Nicolelis e outros colegas da Universidade de Duke, nos EUA, e de Edmond e Lily Safra, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Brasil, foi feito o implante de uma série de elétrodos no córtex motor e no córtex sensorial dos ratos, cujos cérebros ficaram ligados entre si por um feixe de finíssimos fios elétricos.

28 Maio 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Ranking Facebook – Outubro 2020

Neste artigo, que pretendemos publicar regularmente, damos a conhecer as óticas que tiveram o melhor “desempenho” no Facebook durante o período de um mês.

Ler mais 19 Novembro 2020
Atualidade

ÓpticaPro chega ao LinkedIn

Reforçámos a nossa presença no mundo digital com a chegada à rede profissional LinkedIn, de forma a criarmos mais um canal de comunicação com os nossos leitores.

Ler mais 14 Novembro 2020
Atualidade