Lentes de contacto incorporam LCD

Imagem da notícia: Lentes de contacto incorporam LCD

A evolução tecnológica está em constante mutação e as lentes de contacto fazem parte dessa evolução diária que nos absorve a cada microssegundo. O Centro de Microssistemas e Tecnologias da Universidade de Ghent, na Bélgica, criou um protótipo que faz parte dessa evolução e embora pareça ficção científica, lentes com um fino LCD incorporado já são uma realidade.

O protótipo de uma lente de contacto com LCD esférico e curvado incorporado já é uma realidade. A vantagem da tecnologia LCD, ao contrário da LED limitada a pequenos ‘pixels’, é que permite a utilização da superfície da lente como um todo. Ainda não é possível carregar a caixinha mágica, imagens ou mensagens no olhar mas a invenção belga comporta uma quantidade de algumas dezenas de ‘pixels’ que permite suportar padrões simples, como o sinal do dólar – $. “O principal desafio foi criar um substrato esférico, muito fino, com camadas ativas que possam suportar o processo de moldagem,” explicou Jelle De Smet, responsável pelo projeto.

O dispositivo, por agora, exibe gráficos simples que cobrem a lente de contacto, mas que não é visível para quem as usa, afinal, os olhos não conseguem focar a uma distância tão reduzida. Os investigadores do Centro de Microssistemas e Tecnologias da Universidade de Ghent estão a tentar ultrapassar esta limitação de focagem e a explorar alternativas para que o protótipo suporte ‘heads-up display’, ou seja, um ‘display’ que será visível a quem use as lentes.

Para o futuro, esta tecnologia poderá servir para usos medicinais, como o controlo de transmissão de luz para aretina quando a íris está danificada ou para usos cosméticos, como mudar a cor dos olhos. A ficção científica deixa de ser uma realidade apenas do cinema, dos livros e como em muitos outros setores, também nesta indústria tornar-se-á uma realidade do nosso dia a dia em poucos anos, como é o caso desta lente que é um monitor.

 

7 Janeiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade