Portugueses ganham bolsa de mais de 4 milhões de euros

Imagem da notícia: Portugueses ganham bolsa de mais de 4 milhões de euros

Dois investigadores portugueses acabam de ganhar uma das mais prestigiadas bolsas da Europa, no valor total de 4,35 milhões de euros.

A bolsa para ‘Investigador Avançado do Conselho Europeu de Investigação’ (ERC, sigla em inglês) vai permitir a Rui L.Reis, diretor do Grupo de Investigação 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) da Universidade do Minho, desenvolver, durante cinco anos, estruturas complexas de biomateriais e células estaminais, que podem dar origem a diferentes tipos de células, para serem aplicadas em medicina regenerativa.

Já no caso de Adélio Mendes, da faculdade de engenharia da Universidade do Porto, vai servir para continuar a desenvolver células solares que funcionam com pigmentos. Apesar do conceito já existir há cerca de 20 anos, a equipa de Adélio Mendes conseguiu desenvolver várias tecnologias que permitirão construir células mais baratas com materiais mais abundantes.

As bolsas ‘Advanced Grants’ são bolsas individuais baseadas apenas na excelência científica, com uma avaliação que dá relevância a 50 por cento do currículo científico do investigador e os restantes 50 por cento centram-se na qualidade do projeto a executar.

11 Dezembro 2012
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

José González-Méijome eleito presidente da EAOO

O professor catedrático José González-Méijome, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, acaba de ser eleito presidente da Academia Europeia de Optometria e Ótica (EAOO), uma referência na promoção da excelência clínica, científica e educativa na área.

Ler mais 20 Maio 2026
Atualidade

Inscrições abertas para o CIOCV 2026

Já se encontram abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV 2026), que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio, no Espaço Vita, em Braga.

Ler mais 24 Abril 2026
AtualidadeEventos

Visionix entra numa nova fase com integração na Revenio

A Visionix prepara-se para entrar numa nova etapa da sua história após a aquisição pelo grupo finlandês Revenio. A operação, anunciada em abril de 2026, deverá ficar concluída até ao final do segundo trimestre do ano e marca um ponto de viragem no posicionamento internacional da empresa.

Ler mais 22 Abril 2026
Atualidade