Cego é nº 1 de tiro com arco

Imagem da notícia: Cego é nº 1 de tiro com arco

Im Dong Hyun, de 26 anos, tem uma visão de 20/200 no olho esquerdo e 20/100 no olho direito, mas a limitação não o impediu de ser o número um de tiro com arco. Com 10 por cento de visão estabeleceu o primeiro recorde do mundo ao fazer 699 pontos com 72 setas, na prova individual de tiro com arco.

Numa entrevista à Reuters, depois da proeza, o atleta explicou que confia no seu ‘feeling’, no treino e o movimento torna-se mecânico. “Quando fixo o alvo, olho para baixo e tento diferenciar as cores, o resto não me coloca qualquer tipo de problema”.

O sul-coreano clinicamente cego não participa nos Jogos Paralímpicos, no final de agosto, mas na atual edição dos Jogos Olímpicos a decorrer em Londres. Em 2004, com apenas 18 anos, foi o campeão olímpico de tiro com arco mais jovem ao vencer a competição por equipas.

Im Dong Hyun dispensa óculos ou lentes de contato, nunca quis ser operado, já recusou cirurgia gratuita e fica desagradado por ser notícia devido ao problema de visão, “não tenho uma bengala nem um cão-guia, é desagradável quando dizem que sou deficiente”.

 

2 Agosto 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas