Carro para cegos a caminho

Está em desenvolvimento o projecto Blind Driver Challenge, o primeiro automóvel possível de ser conduzido independetemente por pessoas cegas ou com problemas de visão.

Com data de lançamento prevista para o ano, nas corridas Rolex 24 em Daytona, o protótipo do carro baseia-se num veículo já existente, o Ford Escape híbrido.

Através da adaptação duma tecnologia com lasers e sensores, o automóvel torna-se praticamente autónomo. Um computador processa depois a informação que chega dos sensores, dando indicações ao condutor da manobra a realizar. Além disso, um mecanismo vibratório avisará o condutor quando deve travar ou acelerar.

O projecto, da responsabilidade da Federação Nacional de Cegos americana (NFB, na sigla inglesa) e do laboratório de robótica da Universidade Virgínia Tech, está a ser dirigido por invisuais.

Para mais informações, consulte este endereço.

14 Julho 2010
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade