Imagens 3D podem prejudicar saúde

Imagem da notícia: Imagens 3D podem prejudicar saúde

2010 antevê o arranque definitivo das televisões a três dimensões (3D), no entanto os especialistas da visão mostram renitência em relação à banalização desta nova tecnologia.

De acordo com a neurologista Teresa Paiva, “a forte estimulação sensorial provocada pelo efeito tridimensional poderá ter implicações no sistema nervoso central, uma situação que se revela mais preocupante nas crianças”.

Cefaleias, distúrbios no sono e persistência de imagens no cérebro são alguns dos exemplos apontados.

O oftalmologista pediátrico Jorge Breda, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, partilha a mesma opinião e refere que “a retina transforma as ondas luminosas em impulsos nervosos, o que embora não acarrete lesões oculares, provoca cansaço visual”.

15 Janeiro 2010
Atualidade

Notícias relacionadas

Vai assistir ao eclipse solar? Proteja a sua visão

Diversos especialistas alertam que olhar para o sol diretamente, ainda que por breves instantes, pode causar lesões na retina — muitas vezes permanentes — já que estes danos podem surgir sem qualquer sinal de dor ou desconforto imediato.

Ler mais 28 Julho 2026
Atualidade