APLO solicita regulamentação da profissão

Imagem da notícia: APLO solicita regulamentação da profissão

Em causa está uma reivindicação antiga de um grupo de profissionais que realiza, anualmente, mais de dois milhões de consultas e é responsável por mais de 70% das prescrições para óculos e lentes de contacto em Portugal, segundo a associação.

Citado pela Lusa, Raul de Sousa disse que a regulamentação da profissão “é um compromisso que tem vindo a ser assumido por todos os ministros desde 2012 e que deseja que, “pelo caráter de urgência do tema”, seja cumprido ainda nesta legislatura.

O presidente APLO disse estar “muito preocupado” com o impacto da lei publicada em Diário da República que altera o estatuto da Ordem dos Médicos. Raul de Sousa salienta ainda o artigo 96A, onde refere que “são atos próprios dos médicos o exercício em exclusivo da atividade diagnóstica, prognóstica, de vigilância, de investigação, de perícias médico-legais, de codificação clínica”.

Desta forma, o presidente APLO teme consequências “catastróficas” se os dois mil optometristas que exercem em Portugal virem “interrompido o exercício da sua profissão” e acrescenta que “há mais de 500 estudantes a estudar esta profissão”.

A investigação e a economia nacional são outras das preocupações da associação que recorda que existem mais de quatro mil negócios, nomeadamente óticas, que, disse o presidente, “valem mais de 200 milhões de euros”, bem como cinco fábricas de produção de lentes oftalmológicas em Portugal que “dependem dos atos dos optometristas para sobreviver”.

24 Janeiro 2024
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

opti 2025: Inovação até onde os olhos alcançam

Na área YES no Hall C1, com 100 designers independentes, as marcas voltam a enfatizar o forte foco no design da opti em 2025, que será também celebrado pela apresentação do quarto opti BOX AWARD à start-up mais inovadora na área das armações.

Ler mais 6 Janeiro 2025
Atualidade