João Vilar observa os “olhos e rendimento escolar” no regresso às aulas

Imagem da notícia: João Vilar observa os “olhos e rendimento escolar” no regresso às aulas

Numa publicação, o optometrista da Optocentro fala-nos como a partir dos 2 anos de idade os olhos “tornam-se a principal porta de entrada de informação do mundo exterior, tornando-nos seres eminentemente visuais”.

Para o profissional da Optocentro, a “musculatura que permite que os olhos se mexam tão rápida e eficazmente, também contribui de forma decisiva para que o nosso corpo se localize e movimente de forma adequada no espaço”. Nesse sentido, o “processo de leitura exige uma boa capacidade em movimentar coordenadamente os nossos olhos”, observa João Vilar.

No entender do optometrista, a “aprendizagem depende em grande medida da capacidade de processar essa informação, e está demonstrado que quanto melhor for esse input, mais facilitado estará o processo cognitivo”.

Para João Vilar, a normalização e otimização do sistema visual e oculomotor deve ser potenciado através de técnicas como a utilização de “óculos ou lentes de contacto” para “compensar as ametropias – miopia, hipermetropia, astigmatismo”, a iniciação de “um programa personalizado de terapia visual para corrigir anomalias de oculo motricidade e perceção” e/ou a “prescrição de lentes prismáticas para melhorar as condições propriocetivas”.

Aos sinais mais visíveis das “dificuldades na aprendizagem” ao nível da “leitura, escrita, perceção visual e/ou auditiva, motricidade geral”, assim como, a sintomas como o “cansaço excessivo, desconforto visual, sensibilidade à luz, dores de cabeça durante ou após a realização de trabalhos de perto devemos pensar que de alguma forma, os olhos podem estar a condicionar o seu desempenho”, sublinha João Vilar.

Desta forma, deve ser feita uma “avaliação cuidada” para cada uma ou para um “conjunto particular de alterações simultâneas”, de forma a “encontrar soluções que conduzam à normalização dos sistemas, visual, oculomotor e propriocetivo”.

João Vilar, da Optocentro, finaliza que “todos os anos, antes de iniciar o ano escolar, deve ser realizada uma avaliação do sistema visual aos educandos, de forma a perceber se as condições visuais e de motricidade ocular são as expectáveis”.

7 Setembro 2021
AtualidadeVisão

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Brandsday Opticalia revelou as novas “tendências” eyewear do grupo ótico

A reunião com os seus associados foi o mote para a apresentação das novas coleções do universo Opticalia. 720 modelos estiveram em exposição, representativos de 13 marcas exclusivas da Opticália, num evento realizado esta quinta-feira (16 setembro) no edifício Indulgent, no Porto.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoGrupos de óticaÓculos