“A saída do grupo a que pertencíamos devolveu-nos autonomia”

Imagem da notícia: “A saída do grupo a que pertencíamos devolveu-nos autonomia”

André e José Manuel Lima Cabrita contaram à ÓpticaPro as razões que levaram a OPTIMAX a abandonar o grupo em que estava inserida, a Multiopticas.

ÓpticaPro: Atualmente, o mercado é dominado por vários grupos de ótica. Já esteve nos vossos objetivos voltarem a juntar-se a um deles? 

José Manuel Lima Cabrita: A saída do grupo a que pertencíamos devolveu-nos autonomia e a capacidade de nos centrarmos no cliente e nas suas necessidades. Permitiu-nos implementar ao nosso ritmo e, com base naquilo que consideramos importante, as soluções e serviços que nos garantem ir ao encontro do solicitado diariamente pelos nossos clientes. Esta proximidade é algo que não tencionamos prescindir.

OP: Acham que a existência de grupos e a transição das óticas para as grandes superfícies vão fazer “desaparecer” o ótico de rua, mais tradicional?

André Lima Cabrita: Infelizmente estamos a assistir ao que já se passou noutros mercados, em que os grandes grupos apenas se focam em destruir valor, suportado pelo trabalho desenvolvido pelos óticos tradicionais ao longo de décadas. Ao comunicarem, por exemplo, um par de lentes progressivas por determinado preço (cada vez mais baixo) estão a deixar de fora da mensagem as características que justificam a diferença de preço. Claramente que muitas dessas campanhas são desenhadas por quem não usa essas lentes e não tem como foco principal a qualidade da visão dos seus clientes. Felizmente, apesar de alguns clientes “irem na cantiga”, a maior parte das vezes sentem-se defraudados e regressam a quem os serviu bem e com qualidade ao longo dos anos. Acima de tudo, não podemos esquecer que estamos a falar da visão, um dos sentidos mais importantes para o bem-estar e dia-a-dia das pessoas. Assim, acreditamos que ao fazermos bem o nosso trabalho e ao adequarmos o produto e o preço às necessidades específicas de cada cliente, esse esforço é reconhecido e haverá mercado para as óticas tradicionais que trabalham bem, se centram no cliente e sejam capazes de resistir à ilusão que é a guerra de preços. Uma vez que tão importante como o preço é a qualidade de vida dos nossos clientes, uma excelente acuidade visual é essencial para a mesma.

Entrevista completa na ÓpticaPro 192.

5 Junho 2019
Entrevistas

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Projetamos neste espaço toda a nossa ambição”

Muito mais do que o lugar de trabalho, partilhamos um conceito de vida empresarial alinhado com a diversidade, equidade, inclusão (DEI) e economia circular. Rui Motty, CEO da empresa, falou com a ÓpticaPro em exclusivo para “mostrar ao mundo a visão de 360º” da Optocentro 2050.

Ler mais 21 Março 2024
Entrevistas

“A ótica é uma paixão”

A família Costa abriu-nos as portas da sua ótica em Braga no rescaldo de uma remodelação total. Em conversa com a ÓpticaPro, pai e filho desvendam a história do Oculista do Rechicho, as parcerias que mantêm e os desejos para o futuro.

Ler mais 20 Fevereiro 2024
Entrevistas