95% dos idosos sofre de catarata

Imagem da notícia: 95% dos idosos sofre de catarata

A opinião é de Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria. No âmbito do dia mundial da visão, que se assinala dia 11 de outubro, a APLO alerta para este problema.

A catarata  resulta da opacificação do cristalino e o seu aparecimento é, normalmente, o resultado do processo natural de envelhecimento. Quase todas as pessoas com mais de 65 anos de idade apresentam este problema, embora com distinta gravidade.

Para diagnosticar a catarata é preciso verificar a diminuição da acuidade visual; a observação do cristalino através do biomicroscópio na consulta; a observação pela oftalmoscopia e a observação dos reflexos pupilares. O optometrista pode e deve confirmar a presença e extensão da catarata ou de outros distúrbios visuais que possam provocar enevoamento da visão.

As cataratas deverão ser operadas a partir do momento em que as tarefas do dia a dia tornam-se mais difíceis pela perda progressiva de visão. Apesar da recuperação da visão ser quase imediata, a cicatrização devido à operação, pode demorar 1 a 2 meses.

24 Setembro 2018
AtualidadeVisão

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

HOYA: novidades no catálogo de lentes

A nova tabela recentemente lançada tem o objetivo de encontrar “respostas às necessidades visuais, adaptando-as em todos os momentos às diversas situações do dia-a-dia”.

Ler mais 7 Maio 2021
AtualidadeLentesVisão