“Em 2006 aventurei-me na ótica”

Imagem da notícia: “Em 2006 aventurei-me na ótica”

Com sete anos de existência, a Casa dos Óculos de Setúbal, sócia da empresa espanhola Cione, tem uma história de sucesso na cidade. A sua fundadora, Sónia Ramos, explica em entrevista os segredos de quem vingou no setor ótico sem uma formação base especializada.

ÓpticaPro: Tendo feito a sua formação na área do ensino pré-escolar, como veio parar ao setor da ótica?
Sónia Ramos: Surgiu de repente; nunca tinha pensado nisso até ter conhecido pessoas da área da saúde visual, que me desafiaram a fazer formação em ótica por acharem que tinha apetência natural para as vendas nesta área. Primeiro rejeitei, não tinha a nada a ver com a minha área. Nessa altura trabalhava como educadora num colégio aqui em Setúbal. Experimentei e, depois de um ano de formação, consegui conciliar a minha área de formação com isto.

OP: Decidiu logo aventurar-se com a abertura de um espaço…
SR: Em 2006 abri a minha primeira ótica no Bairro do Viso, bairro para onde ninguém queria ir. Chamava-se Ótica Santa Luzia, a padroeira dos olhos com quem tenho uma grande ligação por razões especiais.

OP: Porque decidiu, quatro anos mais tarde, mudar de local e o próprio nome da ótica?
SR: Na altura os meus clientes sugeriram-me centralizar o projeto, com uma cara nova, pelo que já estamos nestas instalações há sete anos. Posso dizer que sempre fui um pouco popular por aqui e isso jogou a meu favor. Havia a necessidade de mudar. Como já tinha uma carteira de clientes interessante, arrisquei.

Saiba mais na ÓpticaPro 172.

1 Setembro 2017
Entrevistas

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“O meu avô deu-me um propósito de vida”

É assim que Luís Miguel Alves descreve a sua ligação ao setor da ótica. Por influência do avô, assumiu com naturalidade a formação académica em optometria e a abertura de um negócio próprio nesta área.

Ler mais 26 Junho 2025
Entrevistas

O impacto das óticas em zonas rurais/interiores

Sobre este tema, entrevistámos Carla e José Branquinho, da Ótica Alentejana; Luís Miguel Alves, da Óptica Clínica Brigantina – MultiOpticas Bragança/Mirandela; Vítor Martins e Ana Carvalho, da Maxivisão de Vila Nova de Poiares, São Pedro de Alva e Lousã; e Ana Lacerda, do Oculista das Portas de Santo António de Estremoz.

Ler mais 9 Junho 2025
Entrevistas

SPJ celebra 30 anos

Foi a 13 de janeiro que a SPJ, dirigida por Pedro Louro e João Pedro Soares, completou três décadas de existência. Para os responsáveis, este aniversário é a demonstração da dedicação e do crescimento de todos os que passaram pelo grupo. “Ao longo destes 30 anos, construímos mais do que uma empresa. Construímos uma trajetória de trabalho contínuo, inovação e, acima de tudo, parceria”.

Ler mais 10 Abril 2025
Entrevistas