“Estou dedicada à investigação a 100%”

Imagem da notícia: “Estou dedicada à investigação a 100%”

A Academia Americana de Optometria distinguiu a apresentação de Ana Rita Tuna – em co-autoria com Amélia Nunes (docente da Faculdade de Ciências e colaboradora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior) e Maria da Assunção Patto (docente da Faculdade de Ciências da Saúde e investigadora do CICS). O trabalho em causa é “Ratio of corrected visual deficits in near and far vision, in amblyopic subjects”.

ÓpticaPro: Como é ser distinguida com o Irvin M. Borish Student Travel Fellowship, da Academia Americana de Optometria?

Ana Rita Tuna: O Irvin M. Borish Student Travel Fellowship é essencialmente um prémio que tem como principal objetivo promover a investigação e apoiar jovens investigadores em início de carreira. Ser distinguida com um prémio desta dimensão é, sem dúvida, o reconhecimento do esforço e do trabalho que tenho vindo a desenvolver conjuntamente com a minha equipa de trabalho na Universidade da Beira Interior. Vem contribuir com uma forte dose de motivação para prosseguir os trabalhos nesta área. É uma enorme honra que o meu trabalho tenha sido reconhecido como tendo potencial na investigação na área da optometria.

OP: Em que consiste o trabalho galardoado?

ART: O trabalho consistiu na aplicação de novas técnicas terapêuticas no tratamento da ambliopia em sujeitos amblíopes em idade adulta. O conhecimento clássico sobre esta condição postula que o tratamento da ambliopia só é possível até cerca dos 7/8 anos. Com o arranque das neurociências é possível perceber que na realidade o cérebro de um adulto tem plasticidade neuronal suficiente para que sejam provocadas mudanças a nível cortical, que permitem melhorar vários parâmetros visuais, como por exempl acuidade visual, estereoacuidade e sensibilidade ao contraste.

Toda a entrevista na próxima edição da ÓpticaPro!

 

16 Dezembro 2015
Entrevistas

PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
Alcon
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

UDM procura afirmação em Portugal

A marca italiana Unique Design Milan, fundada por dois amigos durante o período universitário, está em processo de internacionalização. Com a representação em Portugal a cargo de Mario Torre e Rui Lopez, a sua presença no mercado português está a crescer de forma sustentada, de acordo com a sua premissa de qualidade superior, produtos feitos exclusivamente à mão.

Ler mais 21 Julho 2021
AtualidadeEntrevistas

Luís Justino em entrevista

Numa altura em que a Prooptica comemora 28 anos de existência Luís Justino, administrador da empresa, desvenda em entrevista os segredos do sucesso, as dificuldades vividas e as oportunidades que a pandemia de Covid-19 trouxeram. Para o futuro, o administrador imagina uma empresa fascinada pela internacionalização e pelo desenvolvimento sustentado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir a satisfação plena de todos os parceiros.

Ler mais 20 Julho 2021
Entrevistas

“São 25 anos sempre com a missão de servir a Ergovisão”

Emídio Rodrigues é CEO do grupo Ergovisão e completou, este ano, 25 anos de carreira. Numa conversa com a ÓpticaPro, Emídio Rodrigues falou sobre a empresa, o trajeto profissional, as memórias e aprendizagens neste quarto de século de carreira, bem como da previsão para o futuro. O dia 1 de maio de 1996 marcou o início desta “história recheada de momentos”.

Ler mais 11 Junho 2021
AtualidadeEntrevistasRevista