“Estou dedicada à investigação a 100%”

Imagem da notícia: “Estou dedicada à investigação a 100%”

A Academia Americana de Optometria distinguiu a apresentação de Ana Rita Tuna – em co-autoria com Amélia Nunes (docente da Faculdade de Ciências e colaboradora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior) e Maria da Assunção Patto (docente da Faculdade de Ciências da Saúde e investigadora do CICS). O trabalho em causa é “Ratio of corrected visual deficits in near and far vision, in amblyopic subjects”.

ÓpticaPro: Como é ser distinguida com o Irvin M. Borish Student Travel Fellowship, da Academia Americana de Optometria?

Ana Rita Tuna: O Irvin M. Borish Student Travel Fellowship é essencialmente um prémio que tem como principal objetivo promover a investigação e apoiar jovens investigadores em início de carreira. Ser distinguida com um prémio desta dimensão é, sem dúvida, o reconhecimento do esforço e do trabalho que tenho vindo a desenvolver conjuntamente com a minha equipa de trabalho na Universidade da Beira Interior. Vem contribuir com uma forte dose de motivação para prosseguir os trabalhos nesta área. É uma enorme honra que o meu trabalho tenha sido reconhecido como tendo potencial na investigação na área da optometria.

OP: Em que consiste o trabalho galardoado?

ART: O trabalho consistiu na aplicação de novas técnicas terapêuticas no tratamento da ambliopia em sujeitos amblíopes em idade adulta. O conhecimento clássico sobre esta condição postula que o tratamento da ambliopia só é possível até cerca dos 7/8 anos. Com o arranque das neurociências é possível perceber que na realidade o cérebro de um adulto tem plasticidade neuronal suficiente para que sejam provocadas mudanças a nível cortical, que permitem melhorar vários parâmetros visuais, como por exempl acuidade visual, estereoacuidade e sensibilidade ao contraste.

Toda a entrevista na próxima edição da ÓpticaPro!

 

16 Dezembro 2015
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Nunca mais vamos voltar a trabalhar como antigamente”

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus. De uma coisa está certo: nada voltará a ser como antes.

Ler mais 20 Janeiro 2021
Entrevistas

Rui Motty em entrevista

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus.

Ler mais 21 Dezembro 2020
Entrevistas

“Acreditem na optoVision e no projeto da marca para Portugal”

Mário Pereira é o "rosto" da optoVision em Portugal, laboratório alemão de lentes oftálmicas que chegou em outubro ao nosso país. Numa entrevista intimista, o responsável pelo projeto falou-nos do seu percurso e da larga experiência que possui na área das lentes oftálmicas e, ainda, da marca que vai liderar em território nacional.

Ler mais 16 Novembro 2020
Entrevistas