“Estou dedicada à investigação a 100%”

Imagem da notícia: “Estou dedicada à investigação a 100%”

A Academia Americana de Optometria distinguiu a apresentação de Ana Rita Tuna – em co-autoria com Amélia Nunes (docente da Faculdade de Ciências e colaboradora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior) e Maria da Assunção Patto (docente da Faculdade de Ciências da Saúde e investigadora do CICS). O trabalho em causa é “Ratio of corrected visual deficits in near and far vision, in amblyopic subjects”.

ÓpticaPro: Como é ser distinguida com o Irvin M. Borish Student Travel Fellowship, da Academia Americana de Optometria?

Ana Rita Tuna: O Irvin M. Borish Student Travel Fellowship é essencialmente um prémio que tem como principal objetivo promover a investigação e apoiar jovens investigadores em início de carreira. Ser distinguida com um prémio desta dimensão é, sem dúvida, o reconhecimento do esforço e do trabalho que tenho vindo a desenvolver conjuntamente com a minha equipa de trabalho na Universidade da Beira Interior. Vem contribuir com uma forte dose de motivação para prosseguir os trabalhos nesta área. É uma enorme honra que o meu trabalho tenha sido reconhecido como tendo potencial na investigação na área da optometria.

OP: Em que consiste o trabalho galardoado?

ART: O trabalho consistiu na aplicação de novas técnicas terapêuticas no tratamento da ambliopia em sujeitos amblíopes em idade adulta. O conhecimento clássico sobre esta condição postula que o tratamento da ambliopia só é possível até cerca dos 7/8 anos. Com o arranque das neurociências é possível perceber que na realidade o cérebro de um adulto tem plasticidade neuronal suficiente para que sejam provocadas mudanças a nível cortical, que permitem melhorar vários parâmetros visuais, como por exempl acuidade visual, estereoacuidade e sensibilidade ao contraste.

Toda a entrevista na próxima edição da ÓpticaPro!

 

16 Dezembro 2015
Entrevistas

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“O meu avô deu-me um propósito de vida”

É assim que Luís Miguel Alves descreve a sua ligação ao setor da ótica. Por influência do avô, assumiu com naturalidade a formação académica em optometria e a abertura de um negócio próprio nesta área.

Ler mais 26 Junho 2025
Entrevistas

O impacto das óticas em zonas rurais/interiores

Sobre este tema, entrevistámos Carla e José Branquinho, da Ótica Alentejana; Luís Miguel Alves, da Óptica Clínica Brigantina – MultiOpticas Bragança/Mirandela; Vítor Martins e Ana Carvalho, da Maxivisão de Vila Nova de Poiares, São Pedro de Alva e Lousã; e Ana Lacerda, do Oculista das Portas de Santo António de Estremoz.

Ler mais 9 Junho 2025
Entrevistas

SPJ celebra 30 anos

Foi a 13 de janeiro que a SPJ, dirigida por Pedro Louro e João Pedro Soares, completou três décadas de existência. Para os responsáveis, este aniversário é a demonstração da dedicação e do crescimento de todos os que passaram pelo grupo. “Ao longo destes 30 anos, construímos mais do que uma empresa. Construímos uma trajetória de trabalho contínuo, inovação e, acima de tudo, parceria”.

Ler mais 10 Abril 2025
Entrevistas