Aveiro destacou “a ortótica portuguesa além-fronteiras”

Imagem da notícia: Aveiro destacou “a ortótica portuguesa além-fronteiras”

O XVI Congresso Nacional de Ortoptistas concretizou-se entre os dias 12 e 14 de março, na cidade de Aveiro. Aproximadamente 105 profissionais da área debateram o estado atual da ortótica e abordaram os novos horizontes desta disciplina.

Quando chegámos ao hotel, na manhã do segundo dia de congresso, deparámo-nos com sala cheia. A plateia, maioritariamente jovem, assistia atentamente às videoconferências de alguns colegas a trabalhar atualmente no estrangeiro. Gonçalo Bento (Bermuda), David Fernandes (França), Clara Silva (Noruega) e Daniela Garrido (Nova iorque) foram os participantes da videocomposição “A ortótica portuguesa além-fronteiras”.

“Durante estas apresentações conseguimos perceber bem as diferentes realidades da profissão”, afirmou-nos Catarina Mateus, membro da comissão organizadora e do conselho científico da 16ª edição do congresso. “Ficámos a saber quais foram as motivações destes ortoptistas para saírem de Portugal, os entraves e as facilidades que encontraram, as áreas de intervenção a que estão mais ligados, etc.. A ideia deste congresso foi precisamente poder mostrar aos colegas mais novos outras perspetivas, como as saídas profissionais existentes lá fora”, acrescentou Catarina Mateus.

Para além da videoconferência, o tema do congresso – “Novos Horizontes em Ortótica” – colocou em cima da mesa outros assuntos relevantes para a profissão. No primeiro dia, teve lugar o workshop “Importância das lentes híbridas e de apoio escleral nas ectasias mais complexas” e a conferência “Estrabismo, acuidade visual e erro refrativo não corrigido na criança em idade escolar”. A segunda jornada de trabalho, englobou os painéis “Saúde da visão e qualidade”, “Meios complementares de diagnóstico”, “Alterações sistémicas e locais na função visual” e “Binocularidade e função visual”.

O congresso terminou com a assembleia-geral da APOR, na manhã de sábado.

Saiba mais na ÓpticaPro 144!

2 Junho 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
Hoya DIA MUNDIAL DE LA VISION
PUBLICIDADE
MIDO

Notícias relacionadas

MIDO apresenta novo prémio para 2023

A MIDO, em colaboração com ANFAO e Certottica, concebeu um novo prémio para a edição 2023: o CSE Award (Certified Sustainable Eyewear), o prémio para óculos e estojos sustentáveis para avaliar a sustentabilidade no setor a nível internacional.

Ler mais 7 Dezembro 2022
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos

Optivisão recebe selo de “Marca Recomendada”

O grupo Optivisão recebe, pelo 3º ano consecutivo, o selo de “Marca Recomendada” na categoria de Saúde - Ópticas - Redes de Lojas, pela Consumers Trust. Esta é uma atribuição que resulta inteiramente da avaliação dos consumidores na plataforma.

Ler mais 6 Dezembro 2022
Atualidade