Óculos que detetam células cancerígenas

Imagem da notícia: Óculos que detetam células cancerígenas

Estão a ser desenvolvidos uns óculos que permitem distinguir as células cancerígenas das saudáveis.

Desta forma, será possível fazer intervenções cirúrgicas mais precisas, especialmente úteis quando se trata de remover tumores.

São óculos de realidade aumentada, que salientam as células oncológicas em cor azulada, depois de se injetar nos pacientes uma tinta florescente de infravermelhos que flui pelo corpo à procura das células cancerosas.

É bastante útil, tendo em conta que é difícil distinguir as células afetadas das estáveis. O objetivo do aparelho é evitar as cirurgias secundárias, que visam “apalpar” terreno antes de proceder à verdadeira operação ao tumor, em que muitas vezes se remove tecido saudável desnecessariamente.

Ainda, permite gravar vídeos e aceder a outros previamente gravados, à semelhança dos Google Glass. Samuel Achilefu é o médico por detrás da invenção destes óculos, estando neste momento a desenvolver o projeto na Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis.

Ficou frustrado por haver cirurgiões que operam em espaços pouco iluminados, então desenvolveu este protótipo, inspirado nos óculos de visão noturna dos militares.

Já foram testados em pacientes com cancro da mama e outros com cancro da pele. Estima-se que os óculos estejam completos no final do ano, disponíveis a 10 mil dólares (quase 7300 euros).

17 Abril 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Ranking Facebook – Outubro 2020

Neste artigo, que pretendemos publicar regularmente, damos a conhecer as óticas que tiveram o melhor “desempenho” no Facebook durante o período de um mês.

Ler mais 19 Novembro 2020
Atualidade

ÓpticaPro chega ao LinkedIn

Reforçámos a nossa presença no mundo digital com a chegada à rede profissional LinkedIn, de forma a criarmos mais um canal de comunicação com os nossos leitores.

Ler mais 14 Novembro 2020
Atualidade

Óticas podem abrir durante o recolher obrigatório

Entre os estabelecimentos que podem continuar a ter portas abertas nos dois próximos fins de semana, de 14, 15, 21 e 22 de novembro, depois das 13h, encontram-se as lojas de ótica, com ou sem gabinetes de optometria, com uma área igual ou inferior a 200 metros quadrados, enquadrando-se nas exceções – artº 29º - 2 – a) “de saúde”.

Ler mais 13 Novembro 2020
Atualidade