“A Gestão e Liderança Feminina em Portugal”

Imagem da notícia: “A Gestão e Liderança Feminina em Portugal”

Portugal tem uma população ativa de 5,5 milhões, dos quais 47 por cento são mulheres. O objetivo deste estudo foi saber como se reflete na liderança de todas as empresas portuguesas ativas esta relação absoluta entre os géneros.

As mulheres ocupam 31,1 por cento das funções de gestão e direção e lideram 26,8 por cento das empresas portuguesas. De 2010 para 2012 a presença feminina na gestão e liderança aumentou um ponto percentual.

As variações relativamente a 2010 e 2011 são invariavelmente positivas, em todos os aspetos analisados. O processo de feminização da gestão avança, de resto, mais depressa em cada ano que passa, uma vez que o aumento da participação feminina na gestão e liderança em 2012 foi superior ao aumento registado em 2011.

É nas empresas jovens (com menos de cinco anos) que a presença feminina na gestão e liderança é maior e é nas grandes empresas que a mesma presença é menor. Há uma relação direta entre a participação feminina na gestão e a liderança feminina: quanto maior é a participação na gestão, maior é a liderança feminina.

A taxa mais baixa de participação feminina regista-se nas sociedades anónimas. Os respetivos conselhos de administração apenas incluem 18,9 por cento de mulheres, e a liderança deste órgão de gestão é assegurada por mulheres em apenas 14,4 por cento das empresas. No entanto, em apenas dois anos, a liderança feminina dos conselhos de administração passou de 12,2 por cento para 14,4 por cento.

A mudança nos últimos dois anos aponta claramente no sentido do equilíbrio de género, em todos os aspetos. O processo é seguramente irreversível, mas é impossível determinar se o equilíbrio se alcançará numa só década ou mais.

 

8 Março 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 23 Maio 2024
Atualidade

“Visionários, queremos expressar-vos o nosso profundo AGRADECIMENTO”

Durante o mês passado, a Hoya enfrentou uma série de incidentes nos seus sistemas, que tiveram “sérios efeitos nos níveis de serviço a nível global”. Para a Hoya, esses desafios foram “abordados com determinação e firmeza, e acima de tudo com prontidão, para minimizar qualquer contratempo”.

Ler mais 15 Maio 2024
Atualidade

Shamir e Comité Olímpico de Portugal renovam parceria

A menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos – Paris 2024, a Shamir Optical confirma a continuidade da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP). A equipa de Portugal irá marcar presença nos jogos olímpicos com óculos Okiatto By Shamir.

Ler mais 3 Maio 2024
Atualidade