“Vamos ser astronautas” na ajuda a crianças com paralisia cerebral

Imagem da notícia: “Vamos ser astronautas” na ajuda a crianças com paralisia cerebral

Baseando-se em tecnologia da NASA, uma instituição algarvia está a desenvolver um “fato de astronauta” que visa ajudar as crianças com paralisia cerebral.

A iniciativa é da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Faro e consiste na utilização de um fato originalmente usado por astronautas em voos espaciais e posteriormente utilizado na reabilitação de pessoas com paralisia cerebral.

O fato ortopédico em causa neste projecto “Vamos ser astronautas”, foi desenvolvido por uma equipa de reabilitação do Brasil e batizado como “Pediasuit” e inspirou-se no impacto da ausência de gravidade nos astronautas ser semelhante às alterações neuromotoras nos pacientes com paralisia cerebral.

Em declarações à agência Lusa, uma das terapeutas da APPC de Faro, Cristina Sobral, disse que “o objectivo principal é criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo possível do normal, restabelecendo o correto alinhamento postural”.

A promotora do projeto, Graciete Campos, sublinha que a implementação desta iniciativa só vai ser possível graças a um prémio a que a instituição de candidatou, no valor de 50 mil euros, que será atribuído por uma instituição bancária até ao final do ano.

O valor em questão servirá para a formação dos técnicos da instituição e a aquisição de todo o material necessário à implementação do projeto.

3 Dezembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Visionários, queremos expressar-vos o nosso profundo AGRADECIMENTO”

Durante o mês passado, a Hoya enfrentou uma série de incidentes nos seus sistemas, que tiveram “sérios efeitos nos níveis de serviço a nível global”. Para a Hoya, esses desafios foram “abordados com determinação e firmeza, e acima de tudo com prontidão, para minimizar qualquer contratempo”.

Ler mais 15 Maio 2024
Atualidade

Shamir e Comité Olímpico de Portugal renovam parceria

A menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos – Paris 2024, a Shamir Optical confirma a continuidade da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP). A equipa de Portugal irá marcar presença nos jogos olímpicos com óculos Okiatto By Shamir.

Ler mais 3 Maio 2024
Atualidade

Inscreva-se para ganhar a lotaria de verão ØRGREEN

De 1 a 23 de junho mergulhe num verão escandinavo mágico com a Lotaria de Verão ØRGREEN. A marca oferece aos parceiros e às equipas das lojas a oportunidade de ganharem surpresas e viagens à Dinamarca todos os dias. O período de inscrição está a decorrer desde 25 de abril e prolonga-se até 24 de maio.

Ler mais 30 Abril 2024
Atualidade