Atividade física na terceira idade estimula o cérebro

Imagem da notícia: Atividade física na terceira idade estimula o cérebro

Uma equipa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, liderada por Alan Gow, analisou dados de 638 indivíduos com 70 anos que foram submetidos a exames cerebrais.

Os resultados da investigação mostraram que aqueles que tinham uma atividade física mais regular sofreram uma menor redução no tamanho do cérebro do que os que não faziam exercício.

Notou-se um aumento no volume de massa cinzenta, parte do cérebro onde se originam as emoções e as perceções e que está ligada à melhoria da memória a curto prazo. No entanto, a realização de atividades de estimulação mental e intelectual não apresentou efeitos benéficos.

Segundo a equipa, as vantagens da atividade desportiva observadas nos voluntários que integraram a investigação podem estar ligadas ao aumento do fluxo de oxigénio no sangue e de nutrientes para o cérebro que resultam da prática de exercício.

 

7 Novembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“Visionários, queremos expressar-vos o nosso profundo AGRADECIMENTO”

Durante o mês passado, a Hoya enfrentou uma série de incidentes nos seus sistemas, que tiveram “sérios efeitos nos níveis de serviço a nível global”. Para a Hoya, esses desafios foram “abordados com determinação e firmeza, e acima de tudo com prontidão, para minimizar qualquer contratempo”.

Ler mais 15 Maio 2024
Atualidade

Shamir e Comité Olímpico de Portugal renovam parceria

A menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos – Paris 2024, a Shamir Optical confirma a continuidade da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP). A equipa de Portugal irá marcar presença nos jogos olímpicos com óculos Okiatto By Shamir.

Ler mais 3 Maio 2024
Atualidade

Inscreva-se para ganhar a lotaria de verão ØRGREEN

De 1 a 23 de junho mergulhe num verão escandinavo mágico com a Lotaria de Verão ØRGREEN. A marca oferece aos parceiros e às equipas das lojas a oportunidade de ganharem surpresas e viagens à Dinamarca todos os dias. O período de inscrição está a decorrer desde 25 de abril e prolonga-se até 24 de maio.

Ler mais 30 Abril 2024
Atualidade