Atividade física na terceira idade estimula o cérebro

Imagem da notícia: Atividade física na terceira idade estimula o cérebro

Uma equipa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, liderada por Alan Gow, analisou dados de 638 indivíduos com 70 anos que foram submetidos a exames cerebrais.

Os resultados da investigação mostraram que aqueles que tinham uma atividade física mais regular sofreram uma menor redução no tamanho do cérebro do que os que não faziam exercício.

Notou-se um aumento no volume de massa cinzenta, parte do cérebro onde se originam as emoções e as perceções e que está ligada à melhoria da memória a curto prazo. No entanto, a realização de atividades de estimulação mental e intelectual não apresentou efeitos benéficos.

Segundo a equipa, as vantagens da atividade desportiva observadas nos voluntários que integraram a investigação podem estar ligadas ao aumento do fluxo de oxigénio no sangue e de nutrientes para o cérebro que resultam da prática de exercício.

 

7 Novembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
OPTI
PUBLICIDADE
MIDO
PUBLICIDADE
Bausch

Notícias relacionadas

Impacto Criativo celebra 15 anos

Fundada em 2008, a Impacto Criativo destaca-se no mercado por oferecer soluções criativas e abrangentes no que respeita ao design, funcionalidade, materiais de qualidade e, sobretudo, exclusividade. Nuno Gonçalves, responsável por esta firma sediada em Leça da Palmeira, fala-nos da história de 15 anos e dos objetivos futuros. 

Ler mais 7 Dezembro 2023
Atualidade