“Temos uma óptica inovadora”

ÓpticaPro: A localização privilegiada potenciou o sucesso da Óptica Conde de Redondo?

Sérgio Penedo: Sim, foi uma das variáveis importantes, mas não fundamental. Actualmente, o factor localização é essencial quando se abre um negócio. No nosso caso, o serviço e o ‘mix’ dos artigos comercializados assumiu-se preponderante para adquirirmos a quota de mercado que detemos.  E a comprová-lo está o facto de esta rua ter hoje poucas casas comerciais abertas e os nossos clientes continuarem a privilegiar a Óptica Conde de Redondo como a sua loja de óptica.

OP: Para além da excelência do serviço, que estratégia usaram para a captação e fidelização da longa carteira de clientes?

Hugo Frederique: A Óptica Conde de Redondo tem procurado, desde sempre, uma grande aproximação com o seu cliente. Servi-lo melhor, e ir ao encontro das suas necessidades, revela-se para a nossa óptica a linha mestra de acção, presidindo às suas decisões estratégicas.A ideia é que a satisfação da necessidade do cliente não se limite à mera aquisição de um produto, mas também inclua a garantia de qualidade dos materiais, um serviço de atendimento e informação completo, de elevada competência técnica e atencioso, bem como a concepção de um espaço agradável e de um ambiente acolhedor para o cliente. Esta política tem obtido resultados excelentes. O volume de vendas atingido pela empresa é prova disso, o que encorajou os responsáveis da Óptica Conde de Redondo a mantê-la e reforçá-la.

 

OP: A empresa foi pioneira em muitas vertentes…

SP: Sim, iniciou em 1970 trabalhos no campo da optometria e contactologia, o que obrigou à aquisição de todo o equipamento necessário para o efeito. Outra actividade que ganhou peso, dada a evolução do mercado, foi a contactologia, ou seja, adaptação de lentes de contacto.  Qualquer uma destas actividades implica o domínio de conhecimentos técnicos específicos e a utilização de material de oficina adequado, bem como a exigência de consultórios nas lojas. De facto, a evolução tecnológica fez surgir novos equipamentos e a nossa empresa não se abstraiu dessa realidade, tendo desde o início enveredado pela aquisição de equipamentos evoluídos que lhe permitissem servir melhor o cliente e, simultaneamente, gerir mais eficientemente os recursos humanos, aumentando assim a sua produtividade.


OP: Ao nível da comunicação com o público, a Óptica Conde de Redondo foi também inovadora…

HF: Sem dúvida! Em 1990, a empresa abriu uma Galeria de Arte, na cave do seu estabelecimento, que tem ligação directa à área de atendimento ao público da óptica. A Galeria de Arte Óptica Conde de Redondo, ao longo de vários anos possibilita uma oferta cultural diversificada no campo das Artes, reunindo um calendário artístico apoiado em diversos suportes culturais que possibilitaram um convívio singular entre o artista, a sua obra e o visitante, quer com nomes conhecidos do nosso mercado quer com a apresentação de novos valores. Desta forma, a empresa promoveu a própria óptica associando-a ainda a um público com maior poder de compra.

 

Entrevista integral na ÓpticaPro 92

3 Junho 2011
Entrevistas

Notícias relacionadas

Criador da Police Eyewear muda-se para Portugal

O designer e criador da marca Police Eyewear, Bruno Palmegiani, decidiu mudar-se de armas e bagagens para Lisboa no ano passado, onde tenciona colocar em prática algumas ideias e projetos quando a pandemia o permitir.

Ler mais 22 Fevereiro 2021
Entrevistas

“Nunca mais vamos voltar a trabalhar como antigamente”

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus. De uma coisa está certo: nada voltará a ser como antes.

Ler mais 20 Janeiro 2021
Entrevistas

Rui Motty em entrevista

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus.

Ler mais 21 Dezembro 2020
Entrevistas