“A Expoóptica transcende a mostra de produtos”

ÓpticaPro: Que balanço faz da 28ª edição Expoóptica, a primeira encabeçada por si?
María José Sánchez: Bastante satisfatório, apesar da grande proximidade temporal da feira espanhola com a Mido. Este ano, reuniram-se mais de uma centena de empresas expositoras, que atraíram 9.833 visitantes, sendo 9.244 de Espanha e 641 de fora de Espanha. O clima optimista e dinâmico da indústria óptica seduziu vários profissionais que garantiram resultados muito positivos aos expositores.
OP: Quais as principais novidades apresentadas nesta edição?
MJS: A primeira relaciona-se com a periodicidade da feira. A partir de agora, a Expoóptica realizar-se-á de dois em dois anos. A par de uma maior margem de manobra para a organização e empresas expositoras, esta mudança permite que a feira coincida com o Congresso Internacional de Optometria, Contactologia e Óptica Oftálmica, uma mais-valia para ambos os eventos. O destaque ao sector da contactologia foi outra das grandes mudanças. Dentro do recinto da feira, tivemos um espaço dedicado às principais empresas que operam neste ramo. A zona complementou-se com aulas de contactologia, para uma maior aproximação dos visitantes à temática.
OP: Em que medida a realização do congresso contribui para a melhoria da feira?
MJS: Trata-se de uma excelente conjugação de sinergias, já que atribui uma variante mais científica à Expoóptica. Os ópticos visitantes assistem às várias palestras e os próprios congressistas têm a oportunidade de “espreitar” as novas maquinarias e tendências ‘eyewear’. Esta coincidência reforça, aliás, a posição da feira no sector óptico, pelas actividades paralelas que apresenta. A Expoóptica é, sem dúvida, muito mais que uma mostra de produtos.
OP: Os profissionais portugueses são um público importante para a feira?
MJS: Sem dúvida, já que estes visitantes em específico acorrem em força à Expoóptica. A presença de Portugal reforça a internacionalização do salão e consolida a sua posição na Península Ibérica, enriquecendo o nível e qualificação do evento. Este facto representa até uma clara oportunidade de crescimento para o certame, graças à proximidade do mercado português e ao reconhecimento da Expoóptica, por parte dos portugueses, como a sua própria feira.
Leia a versão integral na edição nº 77 da ÓpticaPro
19 Abril 2010
Entrevistas